Imagem havia sido colocada no salão nobre da Faculdade de Direito do Recife
![]() |
Representação da Orixá estava no São Nobre da FDR |
Uma imagem da Orixá Oyá, também conhecida como Iansã, que havia sido doada na última segunda-feira (17) à Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife, apareceu com a cabeça quebrada nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra. A imagem havia sido presenteada pelo movimento estudantil Zoada e colocada no salão nobre da instituição.
A denúncia foi encaminhada por um leitor doFolhaPE nesta quinta (20). Ao lado dela, está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da faculdade, doada em 2008, e um Papai Noel de pelúcia, colocado por um outro movimento estudantil. No Candomblé, Iansã é a senhora dos ventos e da tempestade e sicretizada com a católica Santa Bárbara.
Oyá/Iansã
Oyá, que é a deusa do Rio Níger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura. De acordo com a tradição, o nome Iansã é um título que Oyá recebeu de outro Orixá, Xangô, bastante popular na religião de matriz africana em todo o Brasil. O título faz referência ao entardecer, uma vez que Iansã pode ser traduzido como "a mãe do céu rosado" ou "a mãe do entardecer".
Fonte Folha PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário