![]() |
A previsão do Planalto é a de arrecadar R$ 1,3 bilhão com a concessão do Aeroporto do Recife, que no ano passado teve uma movimentação de 6,8 milhões de passageiros, segundo dados da Infraero. O terminal da capital pernambucana é o segundo mais movimentado do nordeste, atrás apenas do de Salvador. Foram 81 mil pousos e decolagens ao longo de 2013.
A Infraero informou que não comenta a possibilidade de privatização. Fernando Teixeirense, diretor de comunicação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, enfatizou que a privatização do Aeroporto do Recife não é dada como certa pelo Órgão. A informação foi citada apenas como uma possibilidade no relatório do orçamento da União. Por isso, a secrataria não está comentando o assunto também.
Com o aeroporto de Curitiba, a previsão é a de arrecadar o mesmo valor do terminal do Recife: R$ 1,3 bilhão. O valor esperado para o terminal de Cuiabá é bem mais modesto: R$ 376 milhões. Os novos concessionários pagarão à União 30% à vista pela outorga e o restante em contribuição fixa anual ao longo do contrato.
As discussões técnicas para a venda dos três terminais ainda não foram iniciadas. O processo de privatização dos aeroportos brasileiros começou em agosto de 2011, com o leilão para construção e operação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. O consórcio Inframérica, vencedor da disputa, pagou R$ 170 milhões.
Em fevereiro de 2012, aconteceu o leilão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e BrasÃlia, que rendeu ao governo federal R$ 24,5 bilhões. O de Guarulhos, o mais movimentado do paÃs, foi arrematado por R$ 16,21 bilhões pelo consórcio Invepar ACSA.
A terceira rodada de concessões, em novembro do ano passado, garantiu ao governo uma arrecadação de R$ 20,8 bilhões, com o leilão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais. Curiosamente, depois das privatizações de BrasÃlia, Guarulhos e Viracopos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que outros leilões estariam "descartados".
Mantega chegou a negar que o governo pretendia privatizar os aeroportos do Rio de Janeiro e de Confins. “Vamos consolidar aquilo que está sendo feito”, afirmou na ocasião o ministro.
* Com agências
Fonte Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário