CAMPANHA CONTRA O SARAMPO SEGUE ATÉ DIA 13 - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CAMPANHA CONTRA O SARAMPO SEGUE ATÉ DIA 13

Foram vacinadas 247.546 crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade



A campanha de vacinação contra o sarampo em Pernambuco foi prorrogada até a próxima sexta-feira (13). Até o momento, foram vacinadas 247.546 crianças de seis meses e menores de cinco anos de idade (89,15%). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a expectativa é vacinar no mínimo 95% do público total, de 244.351 meninos e meninas, em 16 municípios prioritários: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Sirinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e |Goiana.
A orientação aos pais ou responsáveis, é que levem os cartões de vacinação das crianças. Os pais devem estar atentos, pois apenas nos postos dessas 16 cidades a vacinação será feita a partir dos seis meses de vida do bebê. Nos outros municípios, a aplicação da vacina continua a ser realizada obedecendo a faixa etária habitual definida pelo Ministério da Saúde – após um ano de vida da criança.
Os casos confirmados no Estado apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro.
DADOS – Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em 2012, houve uma notificação, mas o contágio ocorreu na França. Em abril de 2013, começaram as primeiros registros e, atualmente, há 114 confirmações da doença. Os municípios com casos são: Abreu e Lima (04), Cabo de Santo Agostinho (25), Camaragibe (02), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararpes (05), Moreno (01), Olinda (06), Paulista (11), Pombos (01), Recife (19), Vitória de Santo Antão (09), Carpina (02), Escada (06), Primavera (01), Sirinhaem (02), Caruaru (01), Santa Cruz do Capibaribe (01), Aliança (01), Condado (02) e Goiana (14). Um óbito foi confirmado, de uma criança de 7 meses, residente em Moreno. Ela apresentava outros problemas de saúde associados, como desnutrição e baixa imunidade. No restante, os pacientes, grande parte formada por crianças, apresentaram quadro clínicos de baixa gravidade, com cura rápida logo após a assistência média.

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa à pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.
Prevenção: A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.
Fonte:Folha Pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner