HOMEM – NOVEMBRO AZUL - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

HOMEM – NOVEMBRO AZUL

Depois da realização da Campanha Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama nas mulheres, foi lançado ontem, dia 04, no Congresso Nacional a campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata. A intenção era promover o debate, no senado, sobre a necessidade dos homens procurarem as unidades de saúde para fazer exames preventivos da doença. Segundo dados 90% dos homens diagnosticados já estão com a fase avançada da doença, devido ao fato de que a maioria deles nunca vão ao médico e tem preconceito quanto ao exame de próstata.

Em Abreu e Lima, no Grande Recife, a Secretaria Municipal de Saúde começa a Campanha nesta quarta, dia 06, nos Embriões, Caetés I. Além de exame de prevenção do câncer de próstata o homem também vai ser atendido por um cardiologista para exame de eletrocardiograma. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Carla Furtado, outros exames poderão ser feitos na unidade como HIV, VDRL (sífilis), hepatite e glicemia. A campanha vai acontecer em todos as quartas de 17 às 21 horas. “Queremos atender a todos que procurarem a unidade. Especialmente aqueles homens que trabalham o dia todo e não podem frequentar o posto de saúde no horário do expediente do trabalho”, explica Ana Carla Furtado. Além de Caetés I, outros bairros serão anunciados ao longo do mês.

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de avaliação periódica do médico especializado. Quando o tumor cresce, ele pode provocar sintomas como a necessidade urgente de urinar a todo instante, mas alguns pacientes podem nunca sentir nada. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que um em cada seis homens terá câncer de próstata. A doença atingiu 60 mil pessoas em 2012.


Via:Prefeitura de Abreu e Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner