PERNAMBUCO ZERA FILA DE ESPERA POR TRANSPLANTE DE CÓRNEA - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PERNAMBUCO ZERA FILA DE ESPERA POR TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Tempo médio para conseguir fazer a cirurgia no estado é de até 10 dias.
Para a Central Estadual de Transplantes, desafio é manter status.

Um balanço do Ministério da Saúde aponta que Pernambuco e outras quatro Unidadades da Federação não têm mais espera para a realização de transplante de córnea no país. Junto com Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, o estado zerou a fila desse tipo de cirurgia, sendo que o tempo de espera dos pacientes agora é praticamente nulo. No caso especifico de Pernambuco, a marca foi atingida no início deste ano e vem sendo mantida desde então.
A explicação, segundo o Ministério da Saúde, está na capacidade dos serviços especializados e na quantidade de doações, que tem se mostrado suficientes. O estado realizou, em 2012, 1.084 procedimentos desse tipo. Até agosto deste ano, foram 608.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Noemy Gomes, cita ainda outro fator. No ano passado, a central fez uma espécie de “faxina” na lista de espera. Os inscritos foram chamados a informar se ainda tinham interesse no transplante. Muitos já haviam desistido e a relação foi atualizada.
O tempo médio de espera em Pernambuco por um transplante de córnea agora é de até dez dias. “A gente reduziu o tempo de espera de uma córnea, que há três anos era de cinco anos, para uma semana a dez dias. Você se inscreve hoje em no máximo dez dias está transplantado”, comemora.
Segundo Noemy, o desafio neste momento é manter o status. “A gente só vai continuar com a fila zerada se a gente tiver um grande volume de doação. Não é por ter fila zero que nós não precisamos de mais doações. É muito importante estimular as doações, mais do que nunca”, destaca.
Conscientização
Durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, uma série de iniciativas buscam captar novos doadores no país. Nesta sexta (27), em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Secretaria Estadual da Saúde promove uma caminhada simbólica no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. O objetivar é incentivar novas doações.  A concentração tem início às 7h30min.

Via G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner