COPA DO MUNDO PODE ALTERAR FÉRIAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE PERNAMBUCO - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COPA DO MUNDO PODE ALTERAR FÉRIAS DAS ESCOLAS PARTICULARES DE PERNAMBUCO

Do NE10

A menos de um ano para o início da Copa do Mundo no Brasil, professores e donos de escolas da rede particular de Ensino Básico de Pernambuco articulam possíveis mudanças no calendário letivo de 2014. Em reunião realizada no último dia 13, os donos de escolas propuseram à categoria docente o início do primeiro semestre escolar em 3 de fevereiro e o término em 11 de junho, um dia antes da estreia do mundial. O segundo semestre teria início em 14 de julho. Os representantes do Sinpro (Sindicato dos Professores de Pernambuco) acham a proposta viável mas a decisão será tomada em uma assembleia geral da categoria, marcada para 7 de outubro. Se aprovada, as férias de julho sofrem alterações. 

Segundo José Ricardo Diniz, presidente do Sinepe-PE (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco), um dos fatores que motiva a mudança é a dificuldade de se locomover na cidade, devido ao trânsito caótico. Nos dias de jogos, por exemplo, os alunos teriam que ser liberados com muita antecedência para dar tempo de assistir aos jogos. 

Tais mudanças, afirma Diniz, não alterarão o período de recesso de janeiro, mudando apenas as férias de julho, já que essas serão antecipadas em uma quinzena. "Com esse ajuste conseguiremos atender as questões de mobilidade na cidade do Recife e ao mesmo tempo preservar as férias e recesso dos professores."

Sobre os 200 dias a serem cumpridos obrigatoriamente pelos sistemas de ensino, o presidente do Sinepe promete adequação às normas. "O calendário continua pleno, com a possibilidade dos 200 dias letivos. As famílias poderão planejar-se melhor para os seus momentos de lazer na época da Copa", declara José Ricardo Diniz. 

Para o coordenador geral do Sinpro, Jackson Bezerra, o cenário apresenta um conjunto de atividades complexas que devem ser discutidas na assembleia que será realizada, simultaneamente, nas sedes do sindicato no Recife, Caruaru, Petrolina e Limoeiro. "Não é uma simples troca como o Sinepe apresenta. Ainda não nos pronunciamos sobre o calendário porque qualquer alteração necessita de discussão e aprovação em assembleia geral da categoria, pois irá alterar a Convenção Coletiva do Trabalho firmada em 2013", destacou. 


A proposta apresentada pelo patronato já foi previamente discutida em uma reunião da Direção Executiva do Sindicato dos Professores. Se os docentes não aceitarem, será proposto um outro calendário que contemple os direitos do aluno de 200 dias letivos, que será apresentado às escolas.

REDE ESTADUAL - O fator Copa do Mundo ainda é incerto para a elaboração do calendário letivo de 2014 da rede pública estadual de ensino. A Secretaria Estadual de Educação declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o planejamento escolar para o próximo ano está em fase de elaboração e que ainda não há data definida para conclusão.

NÚMEROS - Atualmente, 25 mil professores atendem à demanda da educação básica privada no Estado, com 420 mil alunos. Na rede pública estadual, são 770 mil estudantes matriculados, espalhados em 1.089 unidades de ensino. Aproximadamente, 26.300 docentes estão efetivos na grade escolar de Pernambuco.

NACIONAL - Segundo parecer divulgado em março deste ano pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), os sistemas de ensino das cidades que sediarem jogos da Copa do Mundo de 2014 podem suspender as atividades letivas durante o período de competição, desde que obedeçam o determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As instituições devem cumprir o período mínimo escolar de 200 dias ao ano. Confira a portaria divulgada pelo Diário Oficial da União (DOU).
Via Jc Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner