Nesta semana, entre os dias 05 e 07, a equipe do SANAR, Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas, realizou em três escolas municipais a campanha de prevenção do tracoma, doença oftálmica altamente contagiosa, de etiologia bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. A campanha de prevenção foi distribuída nas escolas municipais Auta de Araújo, Manoel Gonçalves, Santa Rosa, e no Cecom Vanda Araújo. No total cerca 667 alunos passaram pela avaliação clínica,onde foram diagnosticados 10 casos positivos. Os alunos com o princípio do tracoma foram medicados e passarão por tratamento, também nova avaliação será realizada no prazo de seis meses, com a equipe do SANAR.
A campanha de prevenção contou com uma equipe do SANAR , composta por quatro profissionais, incluindo uma biomédica, duas enfermeiras e um supervisor, além do apoio de dois profissionais da equipe da vigilância sanitária municipal, que no decorrer da campanha explicaram não só aos alunos, como também aos pais, as formas de prevenção e tratamento da doença. “As escolas que desenvolvemos a campanha, foram selecionadas de acordo com um inquérito nacional desenvolvido anteriormente”,explicou o supervisor da equipe do SANAR , Reinaldo de Souza.
TRACOMA - É uma doença provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira. É causada por infecção bacteriana crônica deflagrada pelo micro-organismo (Chlamydia trachomatis) transmitida por moscas caseiras e falta de higiene
Via:Prefeitura Municipal de Abreu e Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário