Abreu e Lima está entre os 2.265 municÃpios contemplados pelo Ministério da Saúde com investimentos do Programa de Aceleramento do Crescimento PAC (2012). Abreu e Lima terá uma das 136 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que serão construÃdas pelo Governo Federal. A notÃcia foi divulgou nesta quarta-feira (6). Segundo o prefeito, Flávio Gadelha, a UPA de Abreu e Lima deverá construÃda no bairro de Caetés III. “A vinda desta unidade de saúde para a cidade é resultado do esforço do prefeito em investir cada vez mais na saúde do municÃpio e melhorar o atendimento a população”, conta Mônica Vasconcelos, secretária municipal de Saúde.
Além das 136 novas UPAs o Ministério da Saúde vai ampliar outras 56 em todo o paÃs. Ao todo, serão investidos R$ 331,2 milhões para as UPAs. O Governo Federal vai ainda investir R$ 548,1 milhões na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As UPAs e UBS estão inseridas nas redes prioritárias do Ministério da Saúde, que buscam desafogar os atendimentos nas emergências e ampliar a assistência especializada, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS. A rede integra, além dos hospitais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência.
Essa UPA poderia vir para o centro de Abreu??
ResponderExcluirporque foi para tão longe??
será onde essa Upa? que lugar de abreu?
ResponderExcluirComo eu posso marcar uma consulta
ResponderExcluir