Escola de Abreu e Lima é destaque no Idepe - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Escola de Abreu e Lima é destaque no Idepe

No ano passado, o Índice de Desempenho da Educação (Idepe) avaliou 125 mil estudantes de 931 escolas públicas de Pernambuco. O índice é obtido por meio de provas de desempenho de português e matemática e uma escola de Abreu e lima tirou a maior nota: 5,39. Entenda porque essa escola se destacou entre as demais.

A escola de referência em ensino médio Maria Vieira Muliterno tem 700 alunos que estudam em horário integral, das 7h30 às 17h. São 28 professores, todos com pós-graduação e alguns com mestrado. A maioria tem dedicação exclusiva. Desde 2006, quando foi criada, esta escola faz um trabalho diferente. A começar pela divisão das turmas, que é feita por cores. O método também é especial. Na aula de biologia, os alunos aprendem sobre as vitaminas cantando. “A gente é como uma família. Sempre admirei a escola, a qualidade do ensino sempre foi muito bem falada e concordo”, disse o aluno Johnnatha Cavalcanti.

Na aula de filosofia, eles são estimulados a exercitar a compreensão de textos, filmes e a falar sobre temas variados. No laboratório de matemática, dama, xadrez...atividades para desenvolver a capacidade de concentração. Os alunos estão sempre ocupados. Uma das turma, por exemplo, foi para a biblioteca, estudar espanhol porque a professora está numa capacitação e não pode vir, mas deixou tarefa. “Temos que dar aula e cobrar como sendo nossos filhos”, explicou a professora Alexandrina Veras.

A qualidade do ensino já vem sendo mostrada em outros índices. No último vestibular, a aprovação foi de 25%. “Sabemos que é a nossa nota foi a melhor do Estado, mas  trabalhamos sempre buscando mais. O compromisso no ano e plantar agora para colher novamente em 2012 mais um resultado positivo”, destacou a diretora da escola Miriam Paz.

AMPLIAÇÃO
Por conta do resultado, o número de escolas integrais deverá ser ampliado pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9), tendo como base os bons índices de desenvolvimento da educação obtidos por esse tipo de escola. Os alunos das escolas de tempo integral do Estado conquistaram este ano a média que o Ministério da  Educação fixou como meta para 2021. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), as escolas integrais pernambucanas conseguiram a média 4,6, quando a meta proposta pelo MEC é de 4,5.

Neste ano, 130 mil alunos estão matriculados no programa de educação integral do Estado. 50% a mais do que no ano passado. Em 2006, eram apenas 13 escolas  adaptadas para receber os estudantes durante todo o dia. Hoje são 174. De acordo com o secretário de Educação, o programa deve continuar crescendo.

"Universalizar isso para todo o Ensino Médio já está garantido até 2014, para todos os alunos que desejarem. Serão 300 escolas com ensino integral e semi-integral. Ampliar isso para o Ensino Fundamental vai ser o próximo passo", afirma o secretário de Educação, Anderson Gomes.



Fonte:http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/rede-publica/2011/06/09/NWS,534481,35,352,EDUCACAO,885-ESCOLA-ABRE-LIMA-DESTAQUE-IDEPE.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner