FORTE ORANGE É REABERTO AO PÚBLICO EM ITAMARACÁ, NO GRANDE RECIFE - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

sexta-feira, 27 de julho de 2018

FORTE ORANGE É REABERTO AO PÚBLICO EM ITAMARACÁ, NO GRANDE RECIFE

As ruínas do portal são do tempo em que os holandeses tomaram conta do Forte Orange, em Itamaracá, no Grande Recife (Foto: Mônica Silveira/TV Globo)
O Forte Orange, na ilha de Itamaracá, no Grande Recife, foi reaberto ao público nesta sexta-feira (27) e conta com programação cultural com rodas de coco e maracatu. A cerimônia oficial de inauguração, no entanto, acontece apenas na quinta-feira (2). 

O local está aberto para visitação diariamente, das 9h às 17h. Até o momento, não está sendo cobrado ingresso para ter acesso ao ponto turístico.

Entre as novidades para a inauguração está uma área de exposição com materiais que foram encontrados durante as escavações da obra. Também existem áreas reservadas para artesanato e doces tradicionais dos moradores da ilha.

Outro novo espaço de visitação são as ruínas do portal, pedaços de antigas paredes do período em que o forte estava sob o domínio de holandeses. Há, ainda, outra sala com esculturas de Zé Amaro, falecido morador da ilha conhecido como "o guardião do forte".

Na quinta (2), a cerimônia oficial de inauguração vai contar com representantes do Iphan, do consulado da Holanda, do governo do estado, da prefeitura de Itamaracá e da Secretaria de Patrimônio da União.

A partir da reinauguração, a prefeitura da ilha assume a gestão do forte, que antes estava sob responsabilidade do Iphan. Entre os planos da gestão municipal para o ponto turístico está a implantação de um café no local.

A fortificação foi construída em 1631, pertence à União e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner