OLINDA GANHARÁ SEU PRIMEIRO CASTRAMÓVEL

Cães e gatosFoto: Matheus Britto/PJG

Serviço inédito no município, Olinda ganhará seu primeiro castramóvel, ônibus equipado com sala de cirurgia para a castração de cães e gatos abandonados ou de famílias de baixa renda em comunidades da cidades. Uma audiência pública na Câmara de Vereadores do município ocorrerá na próxima segunda-feira (23) a fim de definir como será o serviço e quais serão os órgãos competentes. 

O serviço, semelhante ao de Jaboatão dos Guararapes, também no Grande Recife, deverá ser inaugurado no segundo semestre de 2018. O equipamento foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Coelho com apoio do vereador de Olinda Jesuíno Araújo.

Segundo o vereador Araújo, a gestão municipal deverá se encarregar de ceder veterinários e medicamentos para castrar os cães e gatos. "Estamos em fase de ajuste ainda, mas acredito que a prefeitura se encarregará de colocar pessoal, remédios, enfim, assumir a manutenção do castramóvel", adianta.

Embora não saiba estimar o quantitativo de cães e gatos de rua, o vereador destaca o abandono de animais como um sério problema. "A castração, sem dúvidas, é a única maneira de controlar a população de cães e gatos. Olinda sofre com animais abandonados, o que é uma séria questão de saúde pública", observa.  

Fonte Folha PE