AUMENTA O RACIONAMENTO DE ÁGUA NO GRANDE RECIFE

Foto: Aluísio Moreira



Previsto para começar esta terça-feira (4), o rodízio de abastecimento de água em quatro cidades do Grande Recife - Igarassu, Olinda, Paulista e Abreu e Lima - será maior. As informações foram anunciadas na tarde desta terça em coletiva pela Compesa.

O racionamento que, inicialmente, seria de um dia com água e três sem, aumentou para cinco dias o período sem água. De acordo com a Compesa, o aumento acontece em razão das chuvas abaixo da média previstas para os meses de abril a julho.

O Sistema Botafogo, responsável pelo abastecimento dessas quatro cidades, trabalha hoje com apenas 11,27% de sua capacidade segundo a Compesa. E, se essa marca atingir os 6%, a Compesa seria obrigada a utilizar o volume morto, o que causa prejuízo por seu alto custo de retirada.

A Compesa defende um projeto de transposição, orçado em R$ 30 milhões, como solução ideal para ajustar o sistema Botafogo, que receberia águas do Capibaribe. Caso seja aprovado pelo Ministério da Integração, esse projeto poderá ficar pronto em até seis meses segundo cálculos da companhia.

Fonte: Folha PE