CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO COMEÇA NESTA SEGUNDA


Começa nesta segunda-feira (19) em todo o país a Campanha de Multivacinação. Para Pernambuco está prevista a chegada de 1,5 milhão de doses. A campanha é direcionada a menores de 5 anos, crianças de 9 e adolescentes (10 a 15 anos incompletos). O objetivo da mobilização é convocar pais e responsáveis para atualizarem a caderneta de vacinação levando seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes.
O dia D da mobilização nacional será no sábado (24). Com a campanha de vacinação, o Ministério da Saúde espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e a diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.
A Prefeitura do Recife, durante o período, vai disponibilizar 170 postos, entre Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas Tradicionais, Policlínicas e Upinhas) para aplicação das doses. Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes aos postos de vacinação das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, munidos da caderneta vacinal, para que seja avaliada e o esquema atualizado.
Pessoas com alergias graves (anafilaxias), com doenças febris graves, em tratamento com medicamentos em doses imunossupressoras ou mulheres que estejam amamentando não devem ser vacinadas.
Mudanças no calendário
Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas..