ACIDENTE PREJUDICA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM 4 CIDADES DO GRANDE RECIFE

Rompimento em sistema de captação de água de Botafogo, no Grande Recife (Foto: Compesa/Divulgação)
Um acidente em um sistema de captação de água do Sistema Botafogo, em Igarassu, na Região Metropolitana, está afetando o abastecimento em quatro municípios do Grande Recife. Além de Igarassu, Abreu e Lima, Olinda e Paulista estão recebendo uma vazão menor de água, após o rompimento da estrutura de uma das bombas, a do Rio Arataca. Segundo a Compesa, essa bomba contribui com 380 litros por segundo para o Sistema Botafogo.
A expectativa é que o problema persista, pelo menos, até o próximo sábado (3), quando a companhia pretende finalizar um serviço paliativo. Assim que o problema foi detectado, a Compesa chegou a construir um 'barramento' provisório.
Esse serviço, contudo, foi prejudicado pela ação de vândalos, que, segundo a companhia, destruíram a barreira por três vezes e, com isso, atrasaram a retomada da captação de água. Essa captação é realizada  por uma estação elevatória composta por três bombas de 350 Killowatts de potência e mais uma  reserva.
Com a conclusão do serviço paliativo, o abastecimento deverá ser regularizado com sua vazão usual e de acordo com o calendário de cada município. A partir de então, técnicos da companhia irão iniciar as obras definitivas de recuperação do sistema de captação, que deverá durar aproximadamente 30 dias e custar em torno de R$ 150 mil. Segundo a Compesa, esse paliativo é importante para oferecer as condições necessárias à operação das bombas, e essencial para a execução das obras de recuperação da estrutura da barragem.
Fonte: G1 PE