ABREU E LIMA GANHARÁ ESTAÇÃO DO GOVERNO PRESENTE

Município tem 98.602 habitantes, com mais de 60% inseridos nos índices de pobreza

No próximo ano, até o mês de julho de 2017, o Programa Governo Presente (GP) terá uma Estação instalada e funcionando em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito na manhã do último sábado (23), pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, durante um mutirão da Rede de Cidadania realizado naquele município.
Estamos cumprindo uma determinação do governador Paulo Câmara, de levar serviços para atender as demandas das comunidades. Também já estamos analisando a possibilidade de voltarmos a Abreu e Lima com outras ações, ainda neste segundo semestre”, garantiu o secretário. Isaltino Nascimento antecipou que outros municípios também deverão ser contemplados com Estações do GP em 2017.
O Programa Governo Presente, coordenado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), é responsável pela articulação com as demais secretarias estaduais, com o objetivo de garantir e disponibilizar programas e serviços às comunidades que mais necessitam. Desde a sua institucionalização, em julho de 2011, mais de 1 milhão de pernambucanos foram atendidos.
O GP atende prioritariamente jovens inseridos na faixa etária de 15 a 29 anos, adolescentes e adultos provenientes dos sistemas de medidas socioeducativas e prisional, os que cumprem penas alternativas e os usuários de álcool e outras drogas. A instalação de uma Estação do GP em Abreu é Lima é estratégica. O município tem 98.602 habitantes (IBGE-2015), com mais de 60% inseridos na incidência de pobreza. No seu território estão instalados dois presídios (Colônia Penal Feminina-CPFAL e o Cotel), uma unidade da Funase e o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed).
Ação – O mutirão da Rede de Cidadania realizado no último sábado (23), na Escola Polivalente de Abreu e Lima, aconteceu em parceria com a prefeitura do município, que ficou responsável pela logística, disponibilizou diversos serviços e mais de 100 voluntários das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. 
Foram disponibilizados à população cerca de 30 serviços, entre eles a emissão de carteiras de Identidade, CPF, cartão do SUS,guias da segunda via e da CNH definitiva, segunda via das certidões de nascimento e casamento; macação dos exames teórico/prático do Detran-PE, além de serviços de saúde, como vacinação, mamografia, citologia, atendimento clínico e odontológico, psicologia, fisioterapia e psiquiatria.

​Texto: Alexandre Acioli 
Fotos: Imprensa/SDSCJ​