PREFEITURA DE ABREU E LIMA TEM PROJETO APROVADO PARA REQUALIFICAR PORTO JATOBÁ

A iniciativa, idealizada pela Prefeitura, pretende tornar o Rio Timbó navegável
O projeto elaborado pela Prefeitura de Abreu e Lima, através da secretaria de Planejamento prevê diversas ações de melhorias e reestruturação nas áreas em que se localizam as ruínas de São Bento, sendo a principal delas, a requalificação do Porto Jatobá. O conjunto de ações apresentado pela administração municipal foi um dos 37 projetos aprovados pelo Governo do Estado e apto a receber cerca de 200 mil para custeio de todos os projetos necessários a estas intervenções urbanísticas.

No projeto, estão previstas a construção de píer de contemplação no Porto com a acesso para os barcos de pescadores, sala de projeção para educação ambiental, lojas de artesanatos, restaurantes e praças. “Será o maior projeto turístico-ecológico já feito no município até agora, que contemple verdadeiramente todo este potencial que a cidade de Abreu e Lima possui’, enfatizou o prefeito Marcos José. Marcos José garantiu ainda que todo o empenho será dado em sua gestão para que toda a área seja um grande atrativo turístico para todo o estado ainda em 2015.

Segundo a secretária de Planejamento Dolores Simões, existe ainda por parte da Prefeitura a intenção de ampliar este projeto em parceria com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), através do departamento de Arqueologia, que prevê o tombamento das ruínas da Igreja de São Bento, bem como das áreas de estudo arqueológicos, de prospecção de fósseis e elementos históricos, roteiros de passeios aquáticos pelo rio Timbó.

O projeto foi idealizado pela equipe de Planejamento da Prefeitura de Abreu e Lima:
Dolores Simões – Secretaria
Glaucione Feitosa - Secretaria Adjunta
Arquiteta e Urbanista responsável: Fernanda Batista
Arquitetas colaboradoras: Paula Albuquerque, Juliana Matias e Kamila Ferreira.
Desenhista Técnico: Márvel Tibério





Fonte: Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima