APÓS EXPLOSÃO, 20 DETENTOS FOGEM DA BARRETO CAMPELO

Flávio Japa
Uma fuga foi registrada na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na noite desta quarta-feira (20). Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (PM), pelo menos 20 detentos teriam fugido da unidade por meio de um buraco feito no muro. A abertura foi provocada pela detonação de um artefato explosivo. Até o fechamento desta edição, seis presos haviam sido recapturados.
    A investida teria sido realizada pelo lado de fora, por volta das 21h30. Envolvidos na facilitação da fuga atacaram as guaritas 6 e 7 da unidade e explodiram o muro próximo à guarita 5. Houve troca de tiros com policiais do Batalhão de Guarda, mas ninguém ficou ferido. Integrantes da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e do Batalhão de Radiopatrulha foram mobilizados até o local.

    Cortesia/WhatsApp
    Foram realizadas buscas na região, principalmente no entorno do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, em regiões de mata e nos acessos a embarcações, para onde reeducandos foragidos costumam migrar. De acordo com o major André Ângelo, comandante do 17º Batalhão, o bloqueio da ponte que liga Itamaracá e Itapissuma foi a responsável pela captura de quatro suspeitos. "Eles portavam munição e granada. Acreditamos que grande parte dos fugitivos ainda esteja na ilha. Vamos efetuar buscas".
    Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico, será aberto um inquérito para investigar a fuga. “Fizemos uma licitação no mês passado para construir um muro de reforço na unidade. Vamos fazer um envelopamento de todo o presídio. As construtoras que participaram não apresentaram preço. Diante desse caso grave, vamos dispensar a licitação e nos reunir com o governador hoje”.
    Fonte: Folha PE