VOCÊ SABIA?: PARAR DE FUMAR ENGORDA?


As pessoas que param de fumar fazem uma escolha pela saúde, mas podem apresentar um ganho de peso caso não controlem a alimentação e não apostem em hábitos saudáveis de vida. Infelizmente, o fato de parar de fumar levar ao ganho de peso faz com que muitas pessoas prefiram manter o vício, mesmo sabendo que o tabagismo compromete muito a saúde e influencia no desenvolvimento de diversas doenças.
Quem para de fumar precisa fazer também uma reeducação alimentar e iniciar a prática de atividades físicas regulares. Os quilos extras que podem aparecer com o fim do tabagismo acontecem por que a nicotina dos cigarros funciona como um inibidor do apetite. Sendo assim, quando uma pessoa para de fumar, ela acaba sentindo mais fome.

Na prática, o aumento do peso está associado ao aumento do consumo de alimentos. Os efeitos metabólicos do cigarro, como a inibição do apetite e o maior gasto energético, devem ser compensados com uma alimentação saudável e com exercícios físicos.

Os ex-fumantes também devem controlar fatores psicológicos ligados ao vício para alcançarem sucesso neste desafio. Depois de abandonar o cigarro, as pessoas notam diversos benefícios a curto prazo, como uma melhora na condição cardiorespiratória e o controle do colesterol e do açúcar no sangue.
Com o passar do tempo, o organismo se adapta à falta de nicotina e aos novos hábitos de vida. O importante é que as pessoas saibam que parar de fumar vale muito a pena!
Fonte: Site de Curiosidades