PREFEITURA COMEÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA NO MUNICÍPIO

A segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa em Abreu e Lima inicia-se hoje (5) e vai até o dia 30 de novembro. A campanha será desenvolvida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO em Parceria com a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Nesta etapa, será obrigatória a vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos. Apesar deste ano, não haver a doação por parte do estado das vacinas para o combate à doença, a Prefeitura de Abreu e Lima custeará 20 doses da vacina para o Pecuarista de até 20 (vinte) animais. Haverá uma equipe de vacinadores que percorrerá toda Zona Rural do município no mês de novembro, seguindo calendário pré-estabelecido.

A Campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Ela também serve para atualizar o cadastro das propriedades rurais, dos produtores e consequentemente dos rebanhos existentes no município. A vacinação é forma mais eficaz de prevenção contra o vírus, a qual confere imunidade seis (6) meses após as primeiras vacinas.

As Campanhas de "vacinação obrigatória" ocorrem de 06 em 06 meses, geralmente em maio e novembro, a partir do terceiro mês de vida dos animais. A FEBRE AFTOSA é uma doença viral altamente contagiosa. Trata-se de uma das enfermidades mais contagiosas e causa importantes perdas econômicas.


Fonte: Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima