NOVENTA TONELADAS DE LIXO SÃO RECOLHIDAS DA PRAIA DE DEL CHIFRE - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

domingo, 23 de agosto de 2015

NOVENTA TONELADAS DE LIXO SÃO RECOLHIDAS DA PRAIA DE DEL CHIFRE


Noventa toneladas de lixo recolhidas em 1,5 mil sacos durante um expediente de seis horas. Esse foi o quantitativo de entulho retirado num mutirão de limpeza feito, nesta sexta-feira (22), na praia Del Chifre, em Olinda. Após denúncia da Folha, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil para investigar os motivos da falta de coleta na praia e recomendou à gestão municipal que iniciasse, de imediato, os serviços de coleta de lixo em toda a extensão da praia, que compreende aproximadamente dois quilômetros. Ontem, a Folha voltou ao local e acompanhou a ação, que envolveu o trabalho de 30 garis, duas caçambas e uma pá carregadeira.

Tudo foi monitorado pela Secretaria de Serviços Públicos e a Guarda Municipal. A limpeza teve início às 8h e até o fim da manhã haviam sido recolhidos 800 sacos de lixo contendo entulhos que iam de garrafas PET a móveis. Na próxima segunda-feira, a prefeitura voltará à praia para concluir a limpeza na área. A iniciativa despertou a curiosidade de alguns moradores da comunidade Ilha do Maruim, próxima à praia. “Finalmente, um mutirão desse porte aqui (em Del Chifre). O que vemos são limpezas paliativas no local, que não adiantam de nada. No outro dia, está do mesmo jeito. Seria bom que a prefeitura fosse mais atuante, até porque todo mundo da comunidade frequenta o local”, sugeriu o morador Jadson Santos, 34 anos. A dona de casa Alexiana Correia, 18, também deu outras sugestões. “Não é só limpar. A prefeitura tem que investir em ações que façam a praia voltar a ser atrativa. Hoje ela parece abandonada. Dia de domingo, eu levo a minha filha para a praia, mas é porque é o lazer mais próximo”, ressaltou.

O coordenador de projetos da Prefeitura de Olinda, Jeová Oliveira, responsável por monitorar a limpeza no local, garantiu que são feitas coletas diariamente e mutirões são realizados todas as segundas-feiras. “Reconhecemos que a sujeira é grande no trecho, mas a situação se agrava ainda mais com o lixo trazido à praia pelos rios Beberibe e Capibaribe, que desaguam em Del Chifre. Agosto, por exemplo, é o mês em que a maré está mais alta. Ou seja, mais lixo no litoral”, explicou.

De acordo com a recomendação do ministério, o município deverá enviar, dentro de 15 dias, um relatório detalhado das medidas adotadas para recolher os entulhos na praia de Del Chifre, inclusive com registros fotográficos da área. Cabe ainda à prefeitura da cidade intensificar os serviços de coleta de resíduos sólidos, especialmente no período chuvoso, a fim de evitar novo acúmulo de lixo, além de elaborar um Plano de Fiscalização e Limpeza para o lugar. Esse documento deverá ser encaminhado ao MPPE num prazo de 30 dias. Já a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) terá até 15 dias para esclarecer as bases do estudo técnico que direciona o órgão na escolha das praias de Pernambuco que devem ser monitoradas, considerando que Del Chifre não configura na lista da CPRH.

Fonte Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner