MATERNIDADE DE ABREU E LIMA DISPONIBILIZA TESTE DO PEZINHO

O Hospital e Maternidade Abreu e Lima, situada na rua Caruaru, em Caetés Velho, continua disponibilizando para as mães e seus bebês recém-nascidos o teste do pezinho. O exame pode ser feito nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no horário das 8h às 12 horas.
Logo ao nascer, os bebês passam por uma bateria de exames com o intuito de identificar anormalidades e prevenir diversas doenças. O teste do pezinho é um dos mais importantes, pois é o carro chefe para detectar doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança.
O teste é simples e consiste em recolher algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Os resultados deste pequeno furo podem resultar no diagnóstico precoce de oito doenças e já iniciar o tratamento das mesmas, diminuindo o impacto negativo que elas poderiam causar na vida dos pequenos.
“É muito importante trazer nossos filhos para realização do teste, pois nos ajuda a identificar alguma doença em nosso filhos’, ressaltou a mãe Franciele Souza, moradora de Caetés Velho.
Segundo Nelma de Souza, técnica de enfermagem e responsável pelo setor na maternidade, o ideal é que o teste seja feito até 29 dias após o nascimento da criança.
Em caso de resultado positivo para alguma das doenças, o bebê realiza novos exames. “Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor. Apenas desta maneira os pais podem iniciar o tratamento e controlar os sintomas”, enfatizou Nelma.
Para realização do teste do pezinho, é necessário o cartão de SUS da mãe e da crianças, registro da criança e comprovante de residência dos pais. Em 30 dias, a mãe fica sabendo do resultado do teste.


Foto: Carlos da Hora
Fonte Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima