INSCRIÇÕES NO ENEM COMEÇAM NESTA SEGUNDA

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h do desta segunda-feira (25) pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):www.inep.gov.br. O prazo para realizar o cadastro termina às 23h59 do dia 05 de junho de 2015. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as provas ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. Uma taxa de participação de R$63 é cobrada. O valor subiu em relação ao cobrado no ano passado: R$ 35. Alunos concluintes do ensino médio em 2015 matriculados na rede pública e pessoas que declararem carência nos termos do edital ficarão isentas da taxa.
Em 2014, aproximadamente de 6,2 milhões de estudantes participaram do Exame, cuja nota final pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio. 
Fonte Folha PE