SURFISTA FOI ATACADO POR TUBARÃO, DIZ CEMIT

Episódio ocorreu no dia 31, na praia Del Chifre, em Olinda
Foi, de fato, um tubarão que atacou o surfista Diego Gomes Mota, de 23 anos, na praia Del Chifre, em Olinda, no Grande Recife. A conclusão foi anunciada, na tarde desta quarta-feira (8), durante reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) com estudiosos e órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com o posicionamento, o número de ocorrências do tipo no litoral pernambucano sobe para 60 desde 1992. Até agora, foram 34 mortos e 36 feridos, a maioria praticantes do surfe.
Desde que o caso mais recente ocorreu, no último dia 31, as opiniões de especialistas apontavam para lados distintos. Análises preliminares do Corpo de Bombeiros e da equipe médica que atendeu Diego indicavam que a lesão na coxa do jovem não tinha características das normalmente provocadas pela mordida de um tubarão. Estudiosos também chegaram a cogitar que o rapaz poderia ter sido machucado por outro animal marinho ou até por um jacaré, já que moradores afirmavam terem visto exemplares do réptil na região.
Um laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) também descartou que o ferimento de Diego tivesse sido causado por um tubarão. Por outro lado, o Cemit levou em consideração os relatos da vítima e a análise feita no Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (Dimar) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que indicavam esse peixe como o responsável. As características da praia, que está na área de risco para ataques do animal, também foram fator de peso para a conclusão.
Histórico
Antes do caso envolvendo o surfista, o ataque de tubarão mais recente era o que tinha vitimado a turista paulistana Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O caso ocorreu em 22 de julho de 2013. A jovem chegou a ser socorrida para o Hospital da Restauração, na área central da Cidade, onde passou por uma cirurgia e teve a perna amputada. Ela não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu.

Fonte Folha PE