PREFEITURA CRIA COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO PARA COMBATE A DENGUE

O município de Abreu e Lima passa a contar, a partir de agora, com mais um reforço no combate à dengue. Seguindo direcionamento recomendado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde criou nesta terça (7), o Comitê Municipal de Mobilização para o Controle da Dengue, reunindo representantes de diversos setores públicos e da sociedade civil, que terão como objetivo desenvolver ações ampliadas de forma articulada, voltadas à prevenção e controle do vetor da doença.
São finalidades do Comitê também a elaboração de programas permanentes, uma vez que não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível; integração das ações de controle da Dengue na atenção básica, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família; utilização de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas, terrenos baldios; implementar ações educativas contra a Dengue na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.
Para a Secretária de Saúde, Sônia de Arruda, o Comitê de Combate a Dengue é uma iniciativa importante já que os membros que o integram representam a sociedade que é a mais prejudicada com a doença. “É a partir da criação deste comitê que serão tomadas as decisões, levando em consideração as sugestões para o combate à dengue. O objetivo do Comitê é analisar a situação e em conjunto com os demais integrantes tomar as decisões” destacou a secretária.
O Comitê terá a competência de conhecer a situação epidemiológica e entomológica do município e as ações de assistência aos pacientes, assim como auxiliar na implementação de ações educativas em saúde, mobilização social e de saneamento ambiental.




Fotos: Carlos da Hora
Fonte Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima