NO NORDESTE, REPROVAÇÃO DE DILMA CHEGA A 55%, APONTA DATAFOLHA

Dilma Rousseff e Lula em campanha no Recife. Foto: JC Imagem
Dados da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18) mostram que a reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT), no Nordeste, atingiu 55%. O número representa a soma dos que consideram a administração como ruim ou péssima. Os votos do Nordeste foram decisivos para a reeleição da presidente em outubro do ano passado.
A pesquisa mostra que a aprovação de Dilma no Nordeste, soma de ótimo e bom, soma apenas 16%. Os que consideram o governo regular são 28% dos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
No início de fevereiro, quando a última pesquisa do Datafolha foi realizada, a gestão da petista era aprovada por 34% dos eleitores da região. O índice de reprovação era de 30%. Outros 35% dos entrevistados classificavam a administração atual como regular.
Em dezembro do ano passado, o governo Dilma era aprovado por 51% dos eleitores nordestinos.
Na última eleição, o Blog de Jamildo mostrou que Dilma teve 71,5% dos votos válidos no Nordeste, contra 28,5% do senador Aécio Neves (PSDB). Só na região, a petista, que venceu em todos os estados, abriu uma vantagem de mais de 12 milhões de votos. No plano nacional, Dilma foi reeleita por uma diferença de 3,4 milhões de eleitores.
REGIÕES E RENDA – A reprovação do Palácio do Planalto supera mais da metade da população de todas as regiões do País, diz o Datafolha. O índice de eleitores que consideram o governo atual como ruim ou péssimo é de 75% no Centro-Oeste; 66% no Sudeste; 64% no Sul; e de 51% no Norte do País.
A reprovação também atinge todos os níveis de renda. Para os entrevistados que têm até dois salários mínimos, 60% disseram que o governo é ruim ou péssimo. Entre dois e cinco salários mínimos, esse número é de 66%. Acima de cinco salários, a gestão é rejeitada por 65% dos eleitores.
O Datafolha ouviu 2.842 pessoas em 172 cidades do País entre os dias 16 e 17 de março.
Fonte Blog do Jamildo