DEFESA CIVIL FARÁ SIMULAÇÃO DE DESASTRE EM ABREU E LIMA

Por Gamal Nasser
Foto Ilustrativa
No próximo dia 12 de março, haverá um grande deslizamento de terra com soterramento no bairro da Matinha, em Abreu e Lima. Mas, calma! A notícia sensacionalista não é nenhuma profecia prevista para este dia. O evento será uma grande Simulação de Desastre que a Defesa Civil do Estado (CODECIPE) em parceria com a Secretaria de Obras e Defesa Civil de Abreu e Lima (Departamento de Educação Socioambiental) fará no local.
Cerca de 300 pessoas entre moradores da comunidade, voluntários cadastrados em reunião prévia, membros da secretaria de obras, professores da GRAPH (Escola de Bombeiros Civis) e CODECIPE participarão da encenação.
Órgãos da Policia Militar e Civil, CIPOMA, CPRH- ESEC, Ministério Público, Bombeiros Militar e Prefeitura de Abreu e Lima participam da Ação. O município será o primeiro da RMR, a realizar a Simulação de Desastre em Áreas de Risco.

Segundo a Defesa Civil do Estado, responsável pelo evento em Abreu e Lima, a simulação serve não só para que os moradores das áreas de risco saibam o que fazer em caso de desastres, mas também para capacitar os órgãos municipais (secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária Transporte, Obras, Meio Ambiente, Governo, Desenvolvimento Econômico, Educação e Planejamento a atuar de forma preventiva, consolidando procedimentos permanentes de monitoramento, alerta e alarme.
Municípios da Região Metropolitana Norte e Sul como: Araçoiaba, Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe,Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata participarão do simulado como convidados.
Após o simulado haverá uma Ação Educativa com uma palestra para os moradores da localidade, ministrada pelo Capitão Pablo da CODECIPE e distribuição da cartilha educativa LIXO NA LIXEIRA no local.