ABREULIMENSES REPRESENTAM O MUNICÍPIO NA MAIOR FEIRA CIENTÍFICA DO PAÍS

Duas estudantes abreulimenses irão embarcar hoje (15), à noite com destino a São Paulo para representar o município na maior Feira Científica que acontece na capital paulista entre os dias 17 a 19 de março, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).
Maria Aline Costa e Élida Priscilla, são estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Vieira Muliterno, em Abreu e Lima e levam na bagagem um projeto, no minimo inovador: A descoberta do valor nutricional da macaíba, fruta típica do Nordeste. As duas, seguem acompanhadas com dois professores da instituição escolar.
As estudantes querem provar a eficácia da fruta no tratamento complementar da desnutrição. A acrocomia intumescens , popularmente conhecida como macaíba ou macaúba-barriguda, é bastante encontrada em comunidades rurais, principalmente da zona da mata nordestina. De acordo com as estudantes, tanto a polpa quanto a amêndoa possuem propriedades nutricionais pouco conhecidas. As alunas encontraram nutrientes como lipídios, proteínas, carboidratos, betacaroteno, ferro, manganês, nitrogênio, cálcio, fósforo, sódio, cobre e zinco.
Não é a primeira vez que as estudantes saem de casa para representar o município de Abreu e Lima com suas pesquisas. A última delas, foi em outubro do ano passado, quando participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Como forma de incentivar à Pesquisa e o Conhecimento, a Prefeitura de Abreu e Lima concedeu ajuda financeira ao grupo para as despesas durante o evento.

Fonte Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima