COMPESA ALERTA PARA DIMINUIÇÃO DO ABASTECIMENTO EM VÁRIAS CIDADES DA RMR

Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu serão afetadas pela redução


Barragem está com apenas 22,38% da capacidade
Devido ao baixo nível do sistema Botafogo, que está apenas com 22,38% da capacidade total, de 27milhões de metro cúbicos, quatro municípios da Região Metropolitana do Recife deverão ser afetadas pela diminuição do abastecimento de água. O alerta foi dado nesta quarta-feira (3), pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Como medida, o órgão realizou uma mudança no calendário de abastecimento dos municípios de Igarassu, Paulista, Abreu e Lima e Olinda.
Segundo a companhia, os bairros que já recebiam água todos os dias, agora irão ser abastecidos no esquema de dois dias com água, e dois dias sem água. Esse é o caso de bairros de Paulista, como Maraguape I, Arthur Lundgren I e II, e Centro. Em Olinda, o mesmo esquema afetará Bairro Novo, Casa Caiada, Bultrins, e Jardim Fragoso. Em Igarassu, a medida deve afetar todos os bairros, Já em Abreu e Lima, o bairro afetado será Caetés III, onde já havia o plano de dois dias sim e dois não. Com a mudança, a localidade será abastecida por um dia, e ficará três dias sem.
De acordo com o diretor regional da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, alguns bairros de Abreu e Lima, Janga e Maraguape II (Paulista), e Ouro Preto (Olinda), já têm o abastecimento prejudicado devido ao fato de só ter água quando a pressão está mais forte, e por conta disso, não deverão ser afetados pela mudança.
O motivo principal do problema, segundo a Compesa, se dá pela falta de chuvas nos locais do sistema. No entanto, o órgão ressaltou que outra medida a ser tomada para amenizar a situação, será a perfuração de nove poços artesianos até maio de 2015, sendo cinco em Cruz de Rebouças, em Igarassu; e três em Pau Amarelo e Maria Farinha, e um em Maranguape I, em Paulista. De acordo com eles, há a expectativa de uma melhora gradativa nos sistemas para o próximo ano.
Fonte Folha PE