ABREU E LIMA REALIZA II ENCONTRO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES

Evento contou com a presença do Procurador Geral do estado, Agnaldo Fenelon
No último dia 30/10, na Escola Professor José Francisco Barros, aconteceu o 2º Encontro Pedagógico de Professores da Rede Municipal de Abreu e Lima, realizado pela Secretaria de Educação do Município. O evento que contou com a participação de 450 educadores municipais foi dirigido pela secretária de Educação do município, Adna Rodrigues Amorim e teve como palestrante convidado, o Procurador Geral de Pernambuco, Agnaldo Fenelon, que falou sobre o Tema: A Importância do Envolvimento da Sociedade na Construção da Paz”. O prefeito Marcos José que também participou da solenidade, foi o anfitrião do evento.

Logo na abertura do encontro, o palestrante disse que cada um dos professores ali presentes “tem a responsabilidade de formar cidadãos e assim contribuir para o fortalecimento de uma cultura de paz”. Fenelon disse, em seguida, que os professores devem levar mais esperança para as salas de aula, deixar bem claro para os alunos a razão deles estarem na escola e alertá-los para os riscos que a evasão escolar oferece a cada um deles. “Quase a totalidade dos adolescentes que se encontram nas unidades da Funase abandonou a escola. E é justamente a evasão escolar uma das principais causas da violência urbana no nosso País”, enfatizou.

Ainda na sua palestra, o procurador-geral disse que a família não vem cumprindo adequadamente seu papel em relação à educação dos filhos. “Hoje, os pais não conversam com os filhos, não procuram saber como eles estão indo nos estudos, nem quais são seus amigos. Hoje, em muitas casas há uma televisão na sala e outras nos quartos, ninguém dialoga mais dentro de casa e isso é muito grave”, observou.
Por fim, disse que “cada um de 
nós precisa fazer mais, cumprir seu papel de cidadão, incentivar os jovens a estudarem mais. Os gestores públicos também precisam investir mais na educação, porque está na educação a principal ferramenta de combate à violência”.



Ao final da palestra, o prefeito Pastor Marcos José da Silva disse que os aplausos dos quase 450 professores que lotaram o auditório representam um reconhecimento à fala motivacional do palestrante. “Esta foi uma das melhores palestras que tivemos em Abreu e Lima e, com certeza, todos sairemos daqui com uma nova visão de vida”, concluiu.


Além de Fenelon e do prefeito, na mesa de honra estiveram presentes a secretária de Educação, Adna Amorim; a secretária-adjunta de Educação, Kátia Maria; a primeira dama do município, Wilma Nestor; e a secretária da Mulher, Marilyn Fausto; além da professora Mariinha. O encontro fez parte do projeto “A nossa Cidade é do Bem”, da secretaria de Educação que deve durar até o final do ano.
Fotos: Carlos da Hora 
Fonte Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima