PREFEITURA DE ABREU E LIMA REFORÇA PREVENÇÃO À FILARIOSE COM A REALIZAÇÃO DE EXAMES RÁPIDOS



A Prefeitura de Abreu e Lima através da Secretaria Municipal de Saúde e com a parceria do governo do estado realiza nesta quarta-feira (14), das 08h às 12h, nos bairros de Timbó e Matinha, testes rápidos e gratuitos de Filariose. A ação acontecerá nos postos de Saúde da Família (PSF). Após os exames feitos, o morador deverá retornar ao PSF para saber do resultado. A data de entrega será dita anteriormente pela equipe de saúde.
FILARIOSE – também conhecida como elefantíase, é uma doença infecciosa transmitida pela picada de um mosquito infectado. O exame consiste apenas num pequeno furo no dedo e detecta a filariose e outras doenças no corpo.
PREVENÇÃO – Medidas simples como combater a muriçoca podem prevenir a doença. Portanto, conservar os ambientes de convívio limpos, fossas vedadas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os mosquitos afastados. Outra opção é o uso de mosquiteiros nas camas, durante a noite.

Evitar a exposição prolongada aos mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus nos locais onde ainda ocorre a transmissão. O ser humano é a fonte primária de infecção; o parasita é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).

Fonte Facebook da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima