OAB REPUDIA MANIFESTAÇÕES DE ÓDIO AO NORDESTE NAS REDES SOCIAIS - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

terça-feira, 28 de outubro de 2014

OAB REPUDIA MANIFESTAÇÕES DE ÓDIO AO NORDESTE NAS REDES SOCIAIS

Usuários podem ser denunciados através do site do Ministério Público Federal


O segundo turno das eleições presidenciais terminou, neste domingo (26), mas comentários de ódio sobre o resultado ainda são replicados nas redes sociais. A vitória de Dilma Rousseff (PT) por 51,63% contra 48,36% do candidato Aécio Neves (PSDB) desencadeou uma nova onda de tweets e postagens no Twitter e Facebook, respectivamente, tendo como alvo a região Nordeste, que concentrou 37% dos votos (20,2 milhões no total) na candidata.
Angelis Borges, campeã da edição Verão do reality show "A Fazenda" publicou em seu perfil no Twitter "Parabéns aos eleitores do nordeste que votam no PT e depois vão para SP governado pelo PSDB atrás de uma vida melhor". A vereadora do PSDC de Natal Eleika Bezerra postou uma foto em seu Facebook, nesta segunda com o mapa do Brasil dividido entre a Nova Cuba (regiões Norte e Nordeste e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Brasil (todos os outros estados, exceto Minas Gerais, que se transformaria em um lago). A publicação foi deletada após indignação dos usuários.
Em nota, a assessoria de imprensa de Eleika Bezerra informou que, nestas eleições, "presenciamos uma campanha que dividiu o país em etnias e classes sociais eivada de preconceitos e maniqueísmos, o que resulta no estímulo ao espírito separatista", mas que a promoção do preconceito entre regiões não era o intuito da vereadora.
Vereadora de Natal Eleika Bezerra apagou postagem após revolta dos usuários
Outros comentários encontrados nas redes sociais foram "Sou do Nordeste, não tenho orgulho nenhum de ter nascido aqui, não votei da Dilma e tenho vergonha e nojo de quem votou. #RIPBrasil", do usuário @rodrigograum. Já a usuária @CeciliaCostaMen publicou "#RIPBrasil O que o terror sobre 50 mi de beneficiários mantidos no voto de cabresto não faz. Mais Miséria, Mais PT". No Twitter, @thetrashduck escreveu "cala a boca o seus assalariado! só porque tem a porra de um carro 2 portas na garagem e vai pro RS de avião, se acha bilonário!".
TV
O escritor Diogo Mainardi, durante o programa Manhattan Conection, do canal pago GloboNews, comentou "O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi BOVINO, sempre foi subalterno em relação ao poder, durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade tá do outro lado". Nas redes sociais, vários usuários condenaram a atitude de Mainardi.




OAB repudia comentários
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nota, nesta segunda-feira (27), repudiando os comentários de discriminação contra nordestinos após o segundo turno. "O Brasil é uma nação plural, tolerante e respeitosa. Essas manifestações preconceituosas contra nordestinos advêm de uma minoria e merecem ser repudiadas pela sociedade brasileira”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Segundo a entidade, usuários que tenham recebidos comentários de ódio ou testemunhado podem entrar com uma representação no Ministério Público Federal. Basta preencher um formulário na Sala de Atendimento do Cidadão.
Fonte Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner