PRIMAVERA CHEGA TRAZENDO MAIS CALOR E MENOS CHUVA PARA PERNAMBUCO

Estação marca o fim do período chuvoso do inverno e o início das temperaturas mais altas que se estendem até o término do verão



Esta terça-feira (23) será marcada pelo término do inverno e início da primavera. Conhecida como a estação das flores, a primavera determina o fim da época chuvosa e início do calor, que se estende até o fim do verão. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), serão notadas, desde já, algumas mudanças na quantidade de chuvas, na temperatura, entre outros fatores.
    Segundo o meteorologista Rony Guedes, será perceptível uma mudança no clima em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). “Basicamente, o padrão da Primavera começa a ocorrer a partir de agora no Recife. Ainda no início de setembro tivemos muita chuva, mas, nesta semana, já não chove tanto como no inverno”, explicou.

    Marina Mahmood/Folha de Pernambuco
    De acordo com Guedes, historicamente, nos três meses de primavera, chove cerca de 180mm no litoral do Estado. No período de junho a setembro, o índice pluviométrico chega a 725mm. “Para se ter uma ideia, não chove na primavera nem a metade da chuva de apenas um mês de inverno. Isso é mais grave para a região do Agreste e do Sertão”.

    O meteorologista afirma ainda que a temperatura tende a aumentar até o fim do ano. “Até o final do mês, ela deve chegar a 32 graus. Então, devemos começar a sentir o ar mais seco, pouca quantidade de nuvens e temperatura máxima sempre à tarde, por volta das 14h, chegando a 31 graus”. Em relação à noite, Guedes assegurou que a temperatura também deve esquentar um pouco. “À noite, não iremos sentir tanto frio como no inverno. Antes, tínhamos temperaturas de 19 e 20 graus. Agora, a média vai ficar em 22 graus”, completou.
    Fonte Folha PE