ABREU E LIMA PASSA A OFERECER TRATAMENTO E MEDICAÇÃO AOS PACIENTES SOROPOSITIVOS QUE RESIDEM NO MUNICÍPIO


A nova unidade foi inaugurada com a presença do prefeito
Marcos José, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais

Fotos: Carlos da Hora
Desde a última segunda-feira (18), o município de Abreu e Lima conta com o (SAE) Serviço de Assistência Especializada, que tem como objetivo de oferecer tratamento e medicação aos pacientes soropositos de Abreu e Lima. Com o novo serviço criado pela secretaria de Saúde da cidade, o SAE funcionará como complemento oferecido aos usuários de Serviço de Saúde (SUS), referentes às atividades já desenvolvidas no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que são orientação, identificação e tratamento dos pacientes de doenças sexualmente transmissíveis (DST). 

O SAE funcionará no mesmo prédio onde atualmente é instalado o (CTA), localizado na rua Miguel Ribeiro, s/n, no centro da cidade. No espaço, os pacientes terão assistência com acompanhamento multidisciplinar formado por médicos-infectologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social e farmacêutico, além do pessoal administrativo. Além de consultas, o CTA realiza acompanhamento sobre DST/HIV Aids aos pacientes e familiares.

Antes do SAE em Abreu e Lima, os pacientes que tinham alguma patologia identificada eram encaminhados para tratamento e acompanhamento no Recife. Mas agora eles terão a comodidade de realizar os procedimentos necessários no CTA sem precisar se deslocar. Os medicamentos antes entregues aos pacientes em unidades de saúde da capital pernambucana, a partir da implantação do SAE serão oferecidos em Abreu e Lima. 

#Dados
Um relatório divulgado no mês de julho (2014) pela Unaids (Programa das Nações Unidas para HIV e Aids) revela que o número de infecções com o vírus aumentou 11% no Brasil entre 2005 e 2013, indo na contramão da média global, que apresenta queda.

Telefone do SAE
(81) 3542.7839

Fonte Facebook da Prefeitura de Abreu e Lima