ABREU E LIMA COMEMORA SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Secretaria de Educação do município realiza ações em escolas municipais

Foto: Carlos da Hora

O município de Abreu e Lima desde o último dia 25 comemora a Semana da Pessoa com Deficiência. Diversas ações voltadas ao tema estão sendo feitas até sexta-feira (29), em escolas da rede municipal do município. A intenção é fazer com que estudantes tenham consciência das dificuldades vividas pelas pessoas que sofrem algum tipo de deficiência. 

Entre as atividades desenvolvidas, estão previstos, passeios a parques livres e palestras. Em sala de aula ainda serão realizadas sessões de cineminha de inclusão e outras atividades lúdicas de conscientização, também para professores. Segundo a coordenadora de educação inclusiva do município, Naja Melo, hoje a rede municipal de ensino tem 151 alunos com deficiência. 

A data também é lembrada pela ASSAPE, Associação da Pessoa com Deficiência de Abreu e Lima, que desde segunda-feira promove no município diversas atividades alusivas ao tema. Várias ações foram feitas pela entidade na praça São José, desde a oficinas, palestras e teatro, além da realização do III Encontro de Cadeirantes, feito no último dia 26, na Câmara Municipal de Abreu e Lima. Um passeio ao projeto Peixe-Boi em Itamaracá, também está como umas das atividades programadas pela associação, finalizando as comemorações, com uma caminhada em Caetés I, em prol da Acessibilidade. 

A ASSAPE localiza-se na rua 100, número 45, em Caetés I. de segunda a sexta-feira, no horário das 14h às 17h e conta com aproximadamente 280 associados e uma equipe de 12 moradores da cidade que se revezam com o trabalho de voluntariado. A associação, foi fundada há três anos, tem por objetivo maior promover a inclusão social de todos os seus associados. 

Cada um deles recebe orientação e acompanhamento dos voluntários que integram o grupo que facilita a aquisição de cadeiras de rodas, muletas e a retirada da Carteira do Passe Livre junto aos órgãos públicos. "E uma forma de podermos ajudar as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Todo o nosso trabalho é filantrópico e feito com muita dedicação ao próximo", lembra Elias Fernandes, presidente da associação.

O evento na praça São José contou com a participação de diversos alunos da rede municipal de ensino e da Coordenadoria Municipal da Mulher que explicou aos presentes, as atividades feitas pelo órgão na cidade.

Fonte Facebook Prefeitura de Abreu  e Lima