VACINAÇÃO CONTRA O HPV INICIA NESTA SEGUNDA EM PERNAMBUCO

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) estará disponível em Pernambuco a partir desta segunda-feira (10). A expectativa é imunizar 253,3 mil meninas entre 11 e 13 anos. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção; sendo a segunda dose seis meses após a primeira, e a terceira cinco anos depois da primeira dose. Para recebê-la, é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação.
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18. Porém, é importante notar que ela não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau, nem o uso de preservativo nas relações sexuais. Mulheres entre 25 e 64 anos devem atentar para o fato de realizar o exame preventivo anualmente. 
O HPV é um vírus transmitido em relações sexuais por meio de contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Ele pode ser transmitido da mãe infectada para o filho, no momento do parto. De acordo com estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18, os quais são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
A prevenção faz parte do Calendário Nacional, do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A vacina fará parte da rotina de imunização, e será realizada uma mobilização em escolas públicas e privadas, para orientar a população. Com tema “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, a campanha alerta que a prevenção do câncer de colo do útero deve ser permanente. De acordo com calendário desenvolvido pelo ministério, em 2015 a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Fonte:Jc Online