MULHER RECEBE IMPLANTE DE CRÂNIO FEITO INTEIRAMENTE EM IMPRESSORA 3D

Uma mulher holandesa de 22 anos foi a primeira pessoa a receber um transplante de crânio cujo implante foi inteiramente feito em uma impressora 3D. A operação foi realizada com sucesso três meses atrás, mas só agora o hospital da Universidade de Utrecht, na Holanda, divulga o feito.
A paciente sofria de uma raríssima crônica óssea que causa um aumento da espessura do crânio – de 1,5 cm chegou a 5cm no momento da cirurgia. Isso levaria a sérios danos neurológicos e poderia levar à morte.
Os médicos da universidade usaram uma impressora 3D para criar uma cópia perfeita do crânio da paciente usando um liga plástica transparente. Eles encaixaram na cabeça da jovem em uma cirurgia que durou 23 horas. Apesar da experiência da equipe em reconstrução craniana em três dimensões, eles nunca tinham realizado um procedimento tão complexo.
Segundo o médico Ben Verweij, esses procedimentos usavam até então uma espécie de cimento que costumavam ser feitos à mão na sala de cirurgia. Logo após a cirurgia, a paciente já não apresentou sequelas. Segundo o hospital, ela já voltou a trabalhar. Ao todo, o processo levou três meses.
A expectativa é que a impressão 3D ajude pacientes que tenham outros distúrbios ósseos ou na reconstituição decorrentes de acidentes. O Gizmodo publicou o vídeo da operação, mas já avisamos que as imagens são fortes. [Via DutchNews e Gizmodo]