OS 23 ANOS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CAETÉS (ESEC CAETÉS) ESTÃO SENDO COMEMORADOS


Nesta terça-feira (18), dia do aniversário, a Esec de Caetés comemorou a data com o lançamento do livro “Conflitos Socioambientais em Pernambuco”, organizado p
or Tarcísio Alves (UFRPE) e Vitória Gehlen (UFPE), no auditório Calouste Gulbenkian da Fundaj de Casa Forte. A publicação da editora Massangana dedica um de seus capítulos a esta Unidade de Conservação que é um dos principais remanescentes florestais do Estado de Pernambuco. O evento contou as participações de dois representantes da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima, Carlos Cardoso dos Anjos (secretário de Agricultura e Meio Ambiente) e Fernando Mateus (secretário adjunto da pasta). A Esec fica em Paulista, no limite com Abreu e Lima.

Com 157 hectares de reserva ambiental, a Esec Caetés, além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, abriga atividades de educação ambiental conservacionista e de investigação científica, através de pesquisas sobre sua diversidade. Historicamente, a Esec Caetés poderia ter sido transformada num aterro sanitário, mas graças ao empenho da comunidade de Caetés I, em Abreu e Lima, de associações ambientalistas e de outras entidades, a obra foi embargada na década de 80.

(com informações do Governo do Estado)