PRIMEIRO DIA DE GREVE DOS CORREIOS É MARCADO PELA ADESÃO MACIÇA DOS TRABALHADORES

O primeiro dia de greve dos Correios, em Pernambuco, foi marcado pela maciça adesão dos trabalhadores do setor operacional da empresa. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Pernambuco (Sintect-PE), mais de 90% do setor, do qual fazem parte os carteiros, os atendentes comerciais e os operadores de triagem e transbordo, participaram do movimento nesta quinta-feira (30). Em assembleia realizada na última quarta-feira (29), a categoria optou pela manutenção da greve por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira (31), às 15h, será realizada uma passeata, que sairá da Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, até o edifício-sede da empresa, na avenida Guararapes.
Segundo o presidente do Sintect-PE, Hálisson Tenório, a média da adesão, contabilizando todos os setores, ficou em 70%. Já segundo os Correios, 77,5% dos funcionários trabalharam normalmente. “A política da empresa sempre é de dizer que não existe adesão. Vamos provar o contrário amanhã, durante a passeata”, afirmou o sindicalista. Pernambuco conta, hoje, com 2,9 mil trabalhadores dos Correios.
A greve, iniciada ontem, é motivada pela mudança no plano de saúde da categoria. Desde o último dia 1º, está em vigor o Postal Saúde, regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Os trabalhadores solicitam a volta do CorreiosSaúde, gerenciado pela própria empresa. “Os Correios dizem que é um caminho sem volta, mas existe uma indignação muito grande por parte dos funcionários, uma vez que isso é uma forma de privatização”, alegou Tenório.
Fonte:FOLHA PE