PRIMEIRO CORREDOR DE BRS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA EM AFOGADOS

Entra em operação, nesta segunda-feira, o primeiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul. O corredor é uma faixa prioritária ao ônibus, na qual os veículos particulares podem trafegar momentaneamente, apenas para fazer conversões à direita ou acessar algum estabelecimento. O primeiro Faixa Azul recifense está instalado na Rua Cosme Viana, bairro de Afogados (Zona Oeste), numa extensão de 1,6 quilômetro entre a Avenida Abdias de Carvalho e a Rua Doutor Adelino. O corredor funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h.

Os corredores de BRS exigem a utilização de radares eletrônicos, mas o modelo recifense começará sem eles, apenas com a fiscalização dos agentes de trânsito. Os veículos particulares que forem flagrados parados, estacionados ou circulando sobre a faixa azul por uma distância superior a 20 metros serão autuados. A multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para quem trafega no espaço exclusivo do transporte público é de R$ 53,20, com três pontos na CNH.
“No início da operação, principalmente no primeiro e segundo dias, nossa preocupação será em orientar os motoristas sobre a implantação da faixa prioritária ao ônibus. Não estaremos multando. Arte-educadores também estarão no local para ajudar. Mas não estenderemos essa fase para a semana inteira porque o trecho é pequeno e fácil de ser assimilado pelos motoristas”, explica a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

Via:JC