SAD “Melhor em Casa”

O município de Abreu e Lima é o primeiro da Região Metropolitana Norte a implantar o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) - “Melhor em Casa”. Um serviço direcionado às pessoas que possuem doenças crônicas e que não podem se locomover até o posto de saúde e nem tão pouco tem indicação para internamento hospitalar. O SAD garante atendimento com mais conforto para os pacientes, amenizando seu sofrimento e até de seus familiares.

Em Abreu e Lima o programa foi lançado a cerca de dois meses e tem duas equipes. Cada uma formada por dois médicos generalistas, uma fisioterapeuta, uma assistente social, um terapeuta ocupacional, quatro técnicas em enfermagem, uma psicóloga e uma enfermeira que coordena as equipes. Cada uma delas tem capacidade para atender até 30 pacientes.

Atualmente estão sendo beneficiados oito pacientes no município e outros estão em processo de triagem. A solicitação para ser atendido pelo Programa deve ser feito no PSF mais próximo da moradia. Os casos passam por análise do quadro clínico diante da equipe. Segundo a enfermeira e coordenadora de uma das equipes, Marina Diniz, constatando o quadro clínico dentro dos requisitos do SAD, o paciente é cadastro para receber a visita de uma das equipes em domicílio. Além do atendimento programado, em caso de emergência, a família pode acionar um dos profissionais de uma das equipes.

Um dos pacientes do SAD é o senhor Manoel dos Santos, 77, morador do bairro de Caetés III, debilitado devido à seqüelas causadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Ele já passou por três AVC. O programa é muito bom mesmo, a equipe é ótima e tratam muito bem dele. Com esse atendimento ele melhorou muito”, enfatizou dona Severina Luciana ,70, esposa de seu Manoel.

PACIENTES COM PRIORIDADE PARA INCLUSÃO NO PROGRAMA:

Idosos portadores de doenças crônicas degenerativas agudas;
Pós operatório com seqüelas
Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
Portadores de incapacidade funcional provisória permanente e ser morador de cidade de Abreu e Lima.

Mais Informações
Hospital maternidade de Abreu e Lima
Fone : 3542-2186/ 3542-2431