Cidade de Abreu e Lima realiza 3ª Conferência Municipal das Cidades


“Quem muda a cidade somos nós: Reforma Já!”, esse é o tema da 3º Conferência Municipal das cidades, em Abreu e Lima, Grande Recife, realizada na Escola Municipal Professor Francisco Barros, na Av. Duque de Caxias, centro, nos dias 27 (segunda) e 28 (terça), das 8h às 17 horas. O Evento será presidido pela secretária municipal de Planejamento, Dolores Simões.

A conferência será aberta ao público com participações dos poderes executivo e legislativo do município, bem como da sociedade civil organizada. “É um evento democrático, onde todos podem dá sua contribuição para melhorar a cidade em que vivemos e trabalhos”, explica a secretária Dolores. Quem quiser participar deve chegar cedo ao local e fazer sua inscrição. “O principal objetivo é buscar elementos para a construção de uma cidade mais bem planejada, com mais mobilidade, mais infraestrutura e para isso precisamos da colaboração de todos”, diz o prefeito Marcos José da Silva.

Ao final do evento serão eleitos delegados para a 5.ª Conferência das Cidades do Estado e ainda os integrantes do Conselho Municipal das Cidades de Abreu e Lima.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

DIA 27/05 - segunda
8 h – Credenciamento
8h30 – Composição da mesa e abertura: Marcos José, Prefeito; Marcos Aurélio, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores Municipal; Dolores Simões, Secretária de Planejamento; Maria Angeluce de Lavôr Pagels Barbosa, Consultora Técnica de Municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Além de Goiana (PE); José Guelfer Ferrer de Morais, Gerente da Unidade de Estudos da Infraestrutura Urbana da Agência CONDEPE/FIDEM.
9h - Leitura do regimento interno (acréscimos e supressões por parte do público participante)
12 h – Intervalo: Almoço
13h30 – Primeira palestra: “Gestão democrática – Novos rumos das políticas de desenvolvimento urbano”, com Maria Angeluce de Lavôr Pagels Barbosa, Geógrafa, com especialização em Ciências Sociais, em Planejamento de Recursos Naturais e em Gestão de ONG’s.
14h30 – Debate
15h – Segunda palestra: “Mobilidade Urbana e Rural” com José Guelfer Ferrer de Morais, Engenheiro Civil com pós-graduação em Planejamento de Transportes Urbanos e Controle de Tráfego.
15h30 – Debate

DIA 28/05 - terça
8h – Apresentação dos temas de discussão; Montagem dos grupos
8h20 – Trabalhos em grupos conforme eixos temáticos: Habitação; Saneamento; Mobilidade;Planejamento Urbano.
12h – Intervalo: Almoço
13 h– Plenária/Debates/Deliberações
16h – Eleição dos delegados para a 5.ª Conferência das Cidades do Estado de Pernambuco
17h– Eleição do Conselho Municipal das Cidades