ABREU E LIMA COMEMORA 31 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Responsive Ads Here

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ABREU E LIMA COMEMORA 31 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


A Prefeitura de Abreu e Lima, no Grande Recife, está organizando uma grande comemoração pelos 31 anos de emancipação política do município. As secretarias de Turismo e Cultura; Esportes e Lazer; Educação; Trabalho e Ação Social; Saúde; entre outras, estão somando forças para promover diversas atividades para não deixar a data passar em branco.

O aniversário da cidade é dia 14 de maio, mas já a partir do dia 10 (sexta) começam as festividades, no Dia Municipal da Ciranda. Na Praça São José, centro de Abreu e Lima, a partir das 20 horas, dois grandes ensaios em homenagem ao Rei da Ciranda, Antônio Baracho da Silva. Nascido em Nazaré da Mata, Agreste do Estado, Baracho passou grande parte de sua vida em Abreu e Lima, onde fez do Pátio Antônio Vitalino (onde funcionava antiga feira livre da cidade), seu grande palco de apresentações.  Vão se apresentar o Grupo Kamisa de Xita (Abreu e Lima) tocando, cantando e dançando ritmos como coco,maracatu e, claro, ciranda. Depois será a vez do Grupo Cultural Maria Vicência (Abreu e Lima).

Dia 11 de maio (sábado), para os adeptos de aventura será realizado o 1º. Pedala Abreu e Lima. A concentração do passei ciclístico será às 7h30 no Pátio Antônio Reis de Souza (Nova Feira Livre), saindo com destino a diversos pontos das comunidades da zona rural de Jaguaribe, São Bento e Inhamã, até o Porto Jatobá. A previsão de concluir o passeio por volta do Meio-dia, na Praça São José, centro de Abreu e Lima.

A noite, a partir das 19 horas, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura acontece o Abreu Reggae Hoots, com apresentação das bandas Aortaliça, Mandala, Raízes Curumim e DJ Mas, na Praça da Bandeira (em frente a Escola Estadual Polivalente).
No dia 12 (domingo), pela manhã a Secretaria de Esportes e Lazer apóia um grande torneio de futebol com a participação de 10 equipes,no Campo Beira Rio, em Caetés III.

Dia 13 (segunda), a Praça São José vai ser transformar em um grande centro de conhecimento com o Projeto Viva Abreu e Lima! Resgatando a Nossa História, realizado pela Secretaria de Educação, das 9 às 16 horas. Alunos da rede pública de ensino vão mostrar o que sabem sobre a cidade. Moradores e visitantes vão ter uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre Abreu e Lima de ontem e de hoje, nos diversos estandes que ficarão espalhados pela Praça. 

Na terça, 14 de maio, dia do aniversário da Cidade, Abreu e Lima vai despertar mais cedo ao som da Alvorada Festiva, às 5 horas. Em seguida, às 9 horas, na Praça São José, terá hasteamento das bandeiras e execução dos hinos oficiais, ao som da Banda Marcial Vânia Araújo (Polivalente), corte de bolo. 

Quem for a Praça São José neste dia ainda vai contar com grande mutirão realizado pelas secretarias municipais de Trabalho e Ação Social e de Saúde. Juntas vão oferecer atendimento jurídico e médico. Entre 9 e 14 horas o abreulimense vai poder solicitar documentos como RG, CTPS, Livre Acesso. Aferir a pressão arterial, fazer teste de glicose e citologia e ainda cortar o cabelo. As crianças vão participar de diversas atividades de recreação. Também das 9 às 15 horas, moradores e visitantes vão ter a oportunidade de mostrar que são solidários. A unidade móvel do Hemope ficará disponível para captação de doadores de sangue. Quem doar vai ganhar uma das 400 mudas (ipê e pau Brasil) doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Às 19 horas, para encerrar as comemorações, será celebrada Missa de Ação de Graças, na Matriz de São José, Centro de Abreu e Lima.

Veja abaixo algumas atividades programadas pela Prefeitura

- 10/05 - Dia Municipal da Ciranda, na Praça São José, Centro, a partir das 20 horas.

- 11/05 - 1º. Pedala Abreu e Lima. Concentração do passei ciclístico às 7h30 no Pátio Antônio Reis de Souza (Nova Feira Livre). Participação do Pedala Olinda com mais de 100 ciclistas.

Às 19 horas, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, acontece o Abreu Reggae Hoots, com apresentação das bandas Aortaliça, Mandala, Raízes Curumim e DJ Mas, na Praça da Bandeira (em frente à Escola Estadual Polivalente).

- 12/05 - Grande Torneio de Futebol com a participação de 10 equipes, no Campo Beira Rio, em Caetés III.
- 13/05 – Projeto Viva Abreu e Lima! Resgatando a Nossa História, reunindo alunos de toda rede publica de ensino, na Praça São José, a partir das 9 horas.

21 h – Shows de Denise Luna, Forró Pegado e Só na Morosidade (Praça Antônio Vitalino) 

- 14/05 – Aniversario da Cidade. Na Praça São José, Centro, às 5 horas, Alvorada Festiva. Às 9 horas hasteamento das bandeiras e cantos dos hinos oficiais, ao som da Banda Marcial Vânia Araújo (Polivalente), corte de bolo. 

9 às 14 h – Mutirão de cidadania. Ao longo do dia, atendimento médico (aferição de pressão arterial, teste de glicose e exame citológico), jurídico (emissão de documentos como 1ª. via da RG , livre acesso, CTPPS) erecreação para as crianças, e outras atividades.

9 às 15 – Hemope com sua unidade móvel vai captar doadores de sangue. Quem doar vai ganhar uma muda de ipê ou pau-brasil da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. 

Às 19 horas Missa de Ação de Graças, na Matriz de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here