Influenza Começa a vacinação nacional

Abreu e Lima é uma das cidades brasileira onde será realizada a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Ministério da Saúde, no período de 15 a 26 de abril de 2013, sendo 20 de abril, o dia de mobilização nacional, tendo como slogan: “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Todos os postos de saúde da cidade da Prefeitura de Abreu e Lima vão atender das 8 às 16 horas o público alvo para receber a vacina. A campanha mobiliza as secretarias de saúde dos governos federal, estadual e municipal.

Segundo o MS, o público alvo representará aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários para a vacinação o que representa aproximadamente 32,3 milhões de pessoas. Durante a campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento de influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos incompletos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse para a saúde pública no Brasil. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias.

Mais informações
Secretaria Municipal de Saúde (81) 3542.2213/3541.8603