Entenda porque os candidatos mais bem votados não foram eleitos vereadores


Para a eleição dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores, é utilizado o sistema proporcional. Este sistema visa distribuir de forma mais justa as vagas em disputa, proporcionalmente a quantidade de votos que cada partido ou coligação recebeu. Ao ler isto, alguém vai perguntar: Que forma mais justa, onde candidatos com menos votos são eleitos?
Vamos explicar. Na democracia encontramos o princípio que o poder emana do povo. Neste sentido, os deputados e vereadores são os representantes escolhidos pelo povo para exercer o poder. Assim, esta representação popular deve ser estendida a todas as classes de cidadãos. Considerando que estas classes de pessoas são representadas pelos Partidos 

Políticos, cada qual com seus interesses, objetivos e ideologias, surgiu à necessidade de que pequenos partidos se fizessem representar, com o objetivo de defender os interesses das minorias, e assim, concretizar o ideal democrático, no qual todas as pessoas exercem o poder através dos seus representantes.
Neste contexto, verificamos nas eleições proporcionais que o voto tem duas finalidades: a primeira é escolher o partido ou a coligação, e a segunda é eleger o candidato. É por isso, que nas eleições para deputados e vereadores, a pessoa pode votar apenas na legenda, ou seja, no número de um determinado partido. Neste sistema, o eleitor primeiro escolhe o partido político que melhor representa suas aspirações, e depois indica o seu candidato preferido. É exatamente neste ponto, onde ocorre a maior desinformação por parte do eleitorado.

Ao pensar apenas na eleição do candidato, uma grande parte dos eleitores, não compreende que antes de tudo, a sua escolha foi para um Partido Político ou conjunto de Partidos [Coligação]. Ampliando este entendimento, primeiro a pessoa escolhe quais as idéias e objetivos, defendidas por um partido ou coligação, são as melhoras para conduzir os destinos da sociedade. Depois, ele indica qual o candidato considera ser o mais preparado para ocupar o cargo em disputa. Por isso, recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o cargo pertence ao partido político ou coligação, quando julgou a questão sobre a infidelidade partidária. Só para lembrar: os dois primeiros dígitos do número do candidato representam o seu partido.

O mais importante é o eleitor perceber que, nas eleições proporcionais, seu voto serve, antes de tudo, para determinar quantas vagas o partido ou coligação, na qual ele votou, vai ocupar. Exatamente por isso as eleições são chamadas de proporcionais: os cargos de deputados e vereadores são distribuídos proporcionalmente aos votos obtidos pelos partidos ou coligações.

Após a definição da quantidade de vagas que cada partido ou coligação vai ocupar, é só verificar quais foram os candidatos mais votados daquele partido ou coligação, e assim, encontram-se os eleitos. Observem que na determinação do candidato eleito, é considerado aquele mais votado dentro do partido ou da coligação.
Apenas para explicar. Quando nos referimos a partido ou coligação, é porque os partidos podem concorrer sem a necessidade de formar coligação. O principal objetivo da coligação é unir vários partidos, que às vezes sozinhos não conseguiriam eleger um representante, contudo, juntos eles aumentam esta possibilidade.



20 comentários

Click here for comentários
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 12:01:00 BRT ×

EU ENTENDO ISSO O QUE EU NAO ENTENDO E PORQUE ESSE POVINHO DE ABREU E LIMA SE VENDE TAO BARATO DR JULIANA QUEM E ESSA MULHER? VEIO DE OLINDA COMPRAR O VOTO DESSES POBRE DE ESPIRITO E SEM NENHUMA ESPECTATIVA DE UMA CIDADE MELHOR E LIVRE DESSE TIPO DE GENTE QUE LHE COMPRA TAO BARATO O MANDATO E DE 4 ANOS IMAGINA SE ANTES DE ASSUMIR ELA FAZ ISSO PENSE QUANDO ELA OCUPAR SUA CADEIRA A CORRUPCAO VAI ROLAR SOLTA. MAIS E BEM FEITO PRA ESSE POVINHO QUE NUNCA VAI SAIR DESSA POBREZA QUE SAO SUAS VIDAS. O NOSSO VOTO E COISA SERIA INCOMPRAVEL E NOSSA DEMOCRACIA SENDO EXERCIDA O FUTURO DA NOSSA CIDADE O NOSSO DINHEIRO QUE VAI SER USADO E TAO FACIL CASTIGAR ESSE TIPO DE GENTE E FAZER ELES PENSAR QUE COMPROU NOSSO VOTO E QUANDO CHEGASSEM NAS URNAS VOTARIA NUM CANDIDATO CERTO QUE NAO TENHA SUA HONESTIDADE DUVIDOSA. MAIS E ASSIM MESMO ESSAS E A CIDADE ONDE OS RICOS FICAM MAIS RICOS E OS POBRES MAIS POBRES.

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 14:09:00 BRT ×

e foda tem gente só porque esta do lado do prefeito ganha

Reply
avatar
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 14:39:00 BRT ×

Votei no dr marcos, mais fiquei feliz porque estamos livre família gadelha na prefeitura

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 15:01:00 BRT ×

Dr Juliana é uma Servidora Pública Municipal de Abreu e Lima, ela está em nossa cidade trabalhando através das informações obtidas com seus estudos, o que agora vai levar para a câmara de vereadores. Os que falam dela é porque não possuem a informação que ela tem, diga-se de passagem deve ser a mais bem instruida dos que foram eleitos.
Parabéns a Dr Juliana que vai mostrar como se faz na sáude.

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 18:25:00 BRT ×

Rapaz Dr juliana e otima pode nao ser daqui mas antes de se candidatar sempre ajudou as pessoas de abreu e lima e quem sabe vc ou sua familia que e contra. vc deve ser algum candidato derrotado.

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 18:32:00 BRT ×

basta de candidatos burros. em abreu e lima
Dr juliana vai dar show de bola com trabalhos na saude e etc. a verdade e ela veio pra FICAR

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 19:11:00 BRT ×

Quando alguma coisa não funciona na sua casa você troca. Na política é a mesma coisa. Vote novo. por isso votei Dr juliana meu voto foi pra ela. botem o dedo no aro e rasguem quem e contra?

Reply
avatar
Anônimo
admin
segunda-feira, 8 de outubro de 2012 22:23:00 BRT ×

rapaz, marcelo da vaca é muito ruim de voto mesmo, ele devia arrumar um emprego e seguir sua vida, pq vereador ele vai ser numca, depois de cinco tentativas, eu teria vergonha de tentar de novo, tenta pra deputado quem sabe ganha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 07:33:00 BRT ×

Tem gente que não se manca mesmo. Hummm!
Querem fazer política como se foce brincadeira.
Ta errado, isso é coisa séria!!!

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 12:58:00 BRT ×

Drª Juliana? quem conhece bem ela é Flávio Gadelha que conheceu aquele corpinho todo (todo mundo sabe disso) e olha que ela já era casada, parabéns à Drª Juliana e ao marido cornudao dela kkkkkkk

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 15:25:00 BRT ×

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.a Drª Juliana é uma Rapariga mesmo.

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 15:28:00 BRT ×

quem vai mandar na prefeitura é Flávio Gadelha.ele tem q ganhar dinheiro.pq ele vive disso do dinheiro do povo de Abreu e Lima.é um vagabundo não tem profissão nenhuma.kkkkkkkkkkkkkkkk

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 15:34:00 BRT ×

essa puta dr juliana todo mundo sabe que que comeu muito aquela buceta foi flavio essa rapariga vai comer o dinheiro de vcs bando de idiotas do se ela e tao boa porque nao se candidatou la na terra dela? a sabedoria de merda dela so e suficiente pra enganar vcs otarios aqui tinha bastante mulheres capazes de exercer essa funcao melhor que ela vcs ja viram quem compra voto das pessoas ser capaz de adquirir a confianca de alguem? claro que nao, ela so e mais uma corrupta que vai preencher mais uma cadeira na camara. abram os olhos tanto candidato bom que adquiriu a nossa confianca com seu trabalho nas comunidades nao ganhou esse povo de abreu e lima e tudo safado sao pobre e vao morrer pobre por nao dar oportunidade a quem realmente merece so dao dinheiro a quem ja tem. adeus bando de idiotas.

Reply
avatar
Anônimo
admin
terça-feira, 9 de outubro de 2012 16:04:00 BRT ×

Calma, pessoal, vamos criticar, mas sem esculhambar ninguém.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Prestem bem atenção, vocês já viram ANALFABETOS saberem votar?

Vocês pensam que estão nos EUA, Japão, Alemanhã, dentre outros países que são de 1º mundo?

Vocês estão no BRASIIILLLLLL, o lugar onde tudo começou errado e não vai acabar diferente.

Sinceramente, eu votei em Pr. Marcos, mas bem sei que a cidade não tinha um candidato que valesse a pena votar (era aquela coisa de votar no MENOS RUIM). O mais feliz da história é que o candidato mais corrupto do Estado não venceu (é o que responde a mais processos no Estado por irregularidades na administração pública), esse fato me deixa extremamente feliz.

Quanto aos vereadores, é muito fácil vencer as eleições em Abreu e Lima. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu com 100 mil reais venceria estas eleições com os "pés nas costas". rsrsrsrsrs.

Olha o nome das "feras" NÃO SEI QUEM de Dona Didiu, Dra. Juliana, Fábio da Farmácia, Murilo do Povo, Elton...

A câmara já era ruim, agora com esses aí. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu era sim a favor da renovação da câmara, mas uma renovação pra melhor, não para pior.

Reply
avatar
Anônimo
admin
quarta-feira, 10 de outubro de 2012 09:52:00 BRT ×

Ola Willker
posso fazer uma pergunta: você não acha que numa democracia deveria ser respeitada primeiro que tudo a vontade do povo?
Não adianta tentar explicar depois porque os dois candidatos mais votados não foram eleitos, mas sim procurar uma solução para evitar futuramente um desastre desse, porque dessa maneira não se conquista a confiança do povo.
Já em 1988 quando se debatia sobre a eleição proporcional o STRE era contra a introdução da coligação ou pelo menos alegou dúvidas sérias em questão ideológica de cada partido que com uma coligação está sendo sacrificada temporiaramente por conta de vantagens eleitorais.
Ainda mais porque devido a formação de coligações o parlamento municipal perde uma boa parte da sua independência. Será que estou errado?

Reply
avatar
Anônimo
admin
quarta-feira, 10 de outubro de 2012 13:19:00 BRT ×

AINDA BEM Q MEU VEREADOR GANHOU, ÉDEN \Õ/, QUANTO AO NOVO PREFEITO... EU PREFERIA QUALQUER UM MENOS ELE

Reply
avatar
Anônimo
admin
quinta-feira, 11 de outubro de 2012 11:37:00 BRT ×

menos ele porque? que eu saiba esse EDEN PEDRO veio do lado errado JG ta amarrado esse corrupto assumido ganhar gracas a DEUS esse cara ou essa mulher nao ganhou essa familia gadelha nenhuma presta ate esse flavio e outro da uma de santo mais e igualzinho a eles eu dei gracas a DEUS que veio alguem para essa cidade sem esse nome gadelha estamos livres dessa familia amem.

Reply
avatar
Anônimo
admin
quinta-feira, 11 de outubro de 2012 11:57:00 BRT ×

realmente essas feras como vereadores,a camara ta fudida era ruim agora ficou pior com essa povo que quer ganhar dinheiro facil meu deus imagina esses caras que ganhou vou falar feito o colega de cima NAO SEI QUEM MESMO DE DONA DIDIU, MURILO DE QUALQUER COISA MENOS DO POVO DR. RAPARIGA DE FLAVIO,ELTON QUE FOI EXPULSO QUASE PROCESSSADO POR USAR O NOME DA CELPE E FAZER COISA ILEGAL NA CELPE, EDEN AMIGO DO CORRUPTO,HOSTAND MATADOR DE CAETES 1,MARINHEIRO QUE DIZEM QUE FOI PRESO,FABIO QUE ENGANOU ESSE POVO FEIO DE CAETES 3 DANDO REMEDIO E COMPRANDO VOTO, HEBERT QUE SO SAI PRA FALAR COM O POVO NAS CAMPANHAS E NAO DA UM SORRISO PRA NINGUEM QUANDO ACABA E O PIOR QUE GANHA,E ETC....pense como a camara ta feita e um pior do que o outro. vcs vao se fuder com essa galera.

Reply
avatar
Anônimo
admin
quinta-feira, 11 de outubro de 2012 12:55:00 BRT ×

O pessoal antes de votar devia analisar bem o currículo dos candidatos, olhar a vida pregressa deles também.

Afinal de contas, se eles têm uma vida pregressa ruim, como será a gestão deles na câmara de vereadores?

Reply
avatar
Anônimo
admin
quinta-feira, 11 de outubro de 2012 15:43:00 BRT ×

eu li, todos os comentários, que viva a Democracia oque mi chamou mais atenção foi em relação a Dr. juliana ela é tudo isso é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Reply
avatar