Energia fica mais barata em Abreu e Lima antes de 2013


Quem mora na cidade de Abreu e Lima, na RMR, está tendo uma grata surpresa quando recebe a conta de luz referente ao mês de setembro com vencimento em outubro. Os consumidores entre 0 a 150 KWH estão isentos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (Cip). A redução da conta de luz antes mesmo da data prevista pelo Governo Federal, em 2013, foi graças à municipalização do serviço de iluminação pública e a instalação parcial de lâmpadas de led na cidade. Com a municipalização já é possível a redução em 10% com a tarifa diferenciada (passou de B4B para B4A, segundo a tabela da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel). A lâmpadas de led do Programa Nova Luz do governo municipal, lançado em março deste ano, já foram instaladas em 20% da cidade.
Abreu e Lima tem mais 29 mil unidades consumidoras, sendo 95% residencial, 4,69% comercial e 0,40 % industrial. Mais de 50% dos domicílios residencial serão atingidos com a redução. São os consumidores entre 0 e 150 KWH, classificados com baixa renda e possuidores do Número de Identificação Social (Nis). Segundo o prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha, a isenção da Cip vai refletir bastante nas classes mais desfavorecidas de Abreu e Lima. “A economia de qualquer valor por mês, seja ele de 10, 20, ou 40 reais, o pai de família pode investir em mais alimento, mais educação, em uma prestação de um bem durável como um micro-computador”, explica Flávio Gadelha.
Ainda com a municipalização do serviço de energia em Abreu e Lima a prefeitura municipal disponibilizou serviço de solicitação, sugestão e reclamação gratuito. O morador que precisar pode ligar para 0800-812778.