Em Abreu placa de candidato atrapalha pedestres

Um cavalete do candidato do PTB localizado na BR-101, em Abreu e Lima, atrapalha os pedestres e cadeirantes que desejam atravessar a via respeitando a faixa de pedestres.

O cavalete é legal, uma vez que a Lei Cidade Limpa permite esse tipo de propaganda no período eleitoral. No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas é permitida desde que não dificulte o bom andamento do trânsito.

A estudante Flávia Bruna diz estar indignada com tanta sujeira nas ruas de Abreu e Lima. “Além de poluir visualmente, esses cavaletes incomodam a passagem, principalmente, quando estão perto das faixas de pedestres”, afirma ela.

O técnico em enfermagem Hugo Ferreira, conta que já presenciou uma cena perigosa. “O cavalete estava no passeio, quando veio um vento forte e o levou para cima de um carro que estava passando na hora. O motorista ficou furioso, saiu do carro e quebrou o cavalete”, relata.

A fiscalização pode ser feita pelos cidadãos, que podem fazer uma denuncia online através do site do TER-PE, ao verificarem irregularidades. Ao receber a denúncia, o juiz eleitoral determina a realização de diligência para verificar o caso e, caso seja constatada irregularidade, o responsável é notificado para retirar a propaganda num prazo de 48h.

Redação do Informe-PE, Por: Paulo Fernando