Presos em Abreu e Lima vão contar com centro de diagnóstico em tuberculose - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Presos em Abreu e Lima vão contar com centro de diagnóstico em tuberculose

0099cda5a8bd814b639d83303d911fbc.jpg

A tuberculose é um importante problema de saúde nas prisões. 22.170 presos de Pernambuco estão distribuídos em 18 unidades prisionais e o risco de se adoecer nas prisões é 40 vezes maior do que em condições de liberdade. A partir desta terça-feira (19), parcela da população carcerária do estado vai poder contar com um centro de diagnóstico em tuberculose que será inaugurado às 14h, no  Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Pernambuco é o sexto estado do País a contar com os serviços e o terceiro do Nordeste. Na unidade será possível realizar baciloscopia - exame que possibilita a pesquisa bacteriológica - e o Raio-X de tórax. A unidade de diagnóstico do Cotel também funcionará como apoio aos casos suspeitos de tuberculose das demais unidades prisionais. Em 2011, foram detectados 238 casos de tuberculose nos presídios do estado, o que corresponde a 5,5% dos 4.293 casos notificados no estado.

A tuberculose é um dos principais problemas de saúde do Brasil. Pernambuco ocupa o 40º lugar em taxa de detecção da doença e o 2º lugar em coeficiente de mortalidade por tuberculose no país. O centro do Cotel tem o apoio do Fundo Global para a Tuberculose e do Ministério da Saúde.
Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/06/19/presos-em-abreu-e-lima-vao-contar-com-centro-de-diagnostico-em-tuberculose-349613.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner