Abreu e Lima a Luz de LED! - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Abreu e Lima a Luz de LED!


A cidade de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, será a primeira do Brasil a implantar um sistema de iluminação pública com leds, lâmpadas mais econômicas do que as de vapor de sódio e mercúrio, aliado à tecnologia de ponta para geração de energia eólica e solar. Dentro de seis meses, a paisagem das Avenidas Brasil e Duque de Caxias, as principais do município será outra. Estarão instaladas mini-torres eólicas de oito metros de altura que irão produzir até 1kVA de energia, o suficiente para iluminar cerca de 33 lâmpadas.

Batizado de Nova Luz, o sistema foi desenvolvido pelo Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), em conjunto com o Centro de Tecnologia Climática Avançada (CTCA) e já foi experimentado em praças e escolas nas cidades de Maracanaú, Eusébio e Aquirá, no Ceará, além de Lajedo, em Pernambuco, no Centro Municipal de Esportes. Mas, pela primeira vez no país, será implantado em todo um município, garante o presidente do Eubra, Robson Oliveira.


São os primeiros passos para o município atender à Resolução 414/2010 da Aneel, que previa a municipalização da iluminação pública ainda em 2011, prazo estendido até julho de 2013. Abreu e Lima abre este processo e poderá tornar-se um modelo não só por ser pioneira mas por seu perfil, onde a maior parte dos seus 100 mil habitantes mora na área urbana, em bairros muito próximos, criando uma densidade populacional que facilita o desenvolvimento do projeto. O gestor de clientes corporativos dos poderes públicos da Celpe, Alberto Júnior, acredita que a iniciativa de Abreu e Lima irá incentivar outras prefeituras a buscar um modelo semelhante e até mesmo procurar mais o Reluz, programa do Governo Federal que estimula o consumo econômico. "O programa de Abreu e Lima será uma revolução na oferta de iluminação pública no Brasil", afirma. O processo de transferência do parque de iluminação da Celpe para a Prefeitura de Abreu e Lima, segundo ele, vem fluindo da melhor forma possível e será concluído em 30 dias após a assinatura, prazo bem menor do que os 90 dias usuais para o processo.


Para implantar o Nova Luz, a Prefeitura irá investir R$ 2 milhões, em recursos próprios, e garantir a troca de cerca de 7 mil lâmpadas na cidade, oferecendo mais luminosidade e uma economia de até 70% no consumo.  Esta redução trará um grande benefício à população de baixa renda do município. Já aprovada na Câmara de Vereadores de Abreu e Lima, uma alteração na Lei Municipal 646/2008, está prestes a ser implantada assegurando isenção na Contribuição de Iluminação Pública (CIP) a 55% das unidades consumidoras residenciais da cidade que consomem entre 0kw e 80kw. De acordo com o cadastro da Celpe, das 27.759 residências, 15.267 passarão a ser isentas. “Nada mais justo do que repassarmos para a população de baixa renda, onde se enquadram estes consumidores, a economia que teremos com a instalação do novo sistema de iluminação”, afirma Flávio Gadelha.
Fonte:http://nossosolo.blogspot.com.br/2012/06/abreu-e-lima-luz-de-led.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner