Programação dos 30 anos de Abreu e Lima - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

terça-feira, 8 de maio de 2012

Programação dos 30 anos de Abreu e Lima



Nos próximos dias terá shows, corte de bolo, hasteamento de bandeira, feira de artesanato e homenagens a trinta personalidades com a medalha General Abreu e Lima.            
Uma das maiores cidades da Região Metropolitana do Recife, Abreu e Lima vai comemorar nesta segunda, dia 14 de maio, 30 anos de emancipação política. Em 1982 a cidade ganhou autonomia da sua vizinha Paulista. Localizado na zona norte de Pernambuco, distante a apenas 18 km do Recife, Abreu e Lima começa sua história no ano de 1540, início da povoação da Sesmaria de Jaguaribe, embrião que deu origem à cidade, antes denominada “Maricota”. Segundo historiadores, existem registros de que nestas terras, precisamente no Engenho Jaguaribe, teria sido travado o primeiro combate da Revolução Praieira, em 1848.
Antes da emancipação, Abreu e Lima viveu 47 anos sob o domínio político e administrativo de Paulista e outros 400 anos de Igarassu. O atual nome da cidade é uma homenagem ao general José Ignácio de Abreu e Lima, filho de um dos principais líderes da Revolução Praieira, o padre Roma. Uma característica que chama a atenção de quem visita a cidade é sua extensão territorial, sendo mais 75% da área zona rural. Hoje a população chega a aproximadamente 100 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE. Na zona urbana residem 77.696 pessoas, enquanto na zona rural, já ultrapassa dos 11 mil.
Abreu e Lima tem um variado comércio e um crescente parque industrial, abrigando até empresas multinacionais: Fastfoold (ração), Quartizolit (argamassa) e Bombril (limpeza e alimentícios). E nacionais como a Venozan, Hair Fly e Zeca´s, entre outras.
Na área rural, existe um grande número de trabalhadores rurais que cultivam frutas e verduras. Em Abreu e Lima hoje se produz laranja, limão, milho, feijão, macaxeira, inhame, batata doce, coco, banana, verduras em geral, além de pequenas criações de suínos, gado e aves. Ainda pode ser visto plantação de flores tropicais e produção de mel de abelha. Toda essa produção é comercializada na tradicional feira livre da cidade localizada na principal avenida, a  Duque de Caxias.
A feira que existe há 60 anos é prestigiada por moradores e visitantes vindo de toda Região Metropolitana do Recife, e turistas em passagem pela BR 101 – Norte, que corta toda a cidade. Os produtos também são vendidos nas cidades vizinhas como Paulista, Igarassu e Camaragibe, e até na Ceasa. Em breve a cidade vai ganhar a nova feira. Também localizada nas margens da BR 101 norte, a feira terá capacidade de atender um número maior de comerciantes e um pátio de estacionamento para mais de 400 carros.
PROGRAMAÇÃO:
PRAÇA SÃO JOSÉ – SEXTA –FEIRA (DIA 11/05) 
08   às 20 horas – Feira  de artesanato10   estandes para exposição e comercialização de peças utilitárias e de decoração
17   horas – Grupo Nova GeraçãoApresentação   de capoeira
18   horas – Tom RiosForro   e brega
19   horas – Denise LunaMPB,   forró e brega

PRAÇA SÃO JOSÉ – SÁBADO (DIA 12/05) 
08   às 20 horas – Feira  de artesanato20   barracas com exposição e comercialização de produtos para utilidade e   decoração
17   horas – Grupo BantosApresentação   de dança
18   horas – Edna Voz e ViolãoMPB
19   horas – Dioneide MarquesMPB
21   horas – Fina Tonelada
23   horas – Faringes da Paixão

PRAÇA SÃO JOSÉ – SEGUNDA-FEIRA (DIA 14/05 – FERIADO MUNICIPAL)   
09    horas   – alvorada. Hasteamento das Bandeiras do Brasil, PE e Abreu e Lima, com apresentação   da Banda Marcial Vânia Araújo. Queima de fogos
10   horas   – Corte de Bolo
19   horas   – Entrega de 30 medalhas General Abreu e Lima a trinta personalidades da   cidade. Este evento será fechado no auditório da Escola Municipal Professor   Francisco Barros, Centro de Abreu e Lima.
20   horas   – Espetáculos de Teatro
Fonte:http://abreuelimanoticias.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner