Caps 24 horas de Abreu e Lima comemora seis anos de atividades - Portal Abreu e Lima em Destaque

Notícias

Portal  Abreu e Lima em Destaque

O maior Portal de Notícias da cidade de Abreu e Lima-PE

test banner

Post Top Ad

test banner

Post Top Ad

test banner

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caps 24 horas de Abreu e Lima comemora seis anos de atividades


Trabalho é referência no Estado  
Na manhã da última quarta, 30 de maio, aconteceu um singelo evento para celebrar os seis anos de funcionamento do Caps III (24 horas) de Abreu e Lima. Ele foi inaugurado no ano de 2006 como Caps 2, para atender a crescente demanda de pacientes oriundos dos hospitais psiquiátricos fechados na época. Até 2005, algumas ações de saúde mental eram realizadas dentro do município nos ambulatórios, quando foi identificada a necessidade de um trabalho mais consistente em saúde mental. Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental de Abreu e Lima, a psicóloga Sônia Arruda, o número de pessoas portadoras de transtorno mental dentro do município era crescente. E assim a administração municipal foi em busca da implantação do programa na cidade. Tudo começou com a abertura do Caps II, hoje Caps III, com uma maior capacidade de atendimento aos portadores de transtorno mental do município. O Centro funciona 24 horas, com uma equipe multidisciplinar composta de médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, pedagoga, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. Atualmente o Caps III atende mensalmente em torno de 400 pacientes, entre os que freqüentam rotineiramente o serviço e os que procuram para um urgenciamento.
O portador de transtorno mental de Abreu e Lima é acolhido dentro do próprio município. O programa na cidade funciona. Não é de fachada, evitado os primeiros internamentos e as possíveis recaídas. Fato constatado pela coordenadora do Programa Estadual de Saúde Mental, Marcela Lucena. Marcela participou do evento, bem como todo o processo de construção do programa em Abreu e Lima. E fez questão de parabenizar a Prefeitura Municipal, o prefeito Flávio Gadelha (que não participou deste evento porque está no Ceará palestrando sobre o Programa Nova Luz implantação na cidade), e toda a equipe que trabalha pelo programa. “Faz seis anos que acompanho o processo de implantação. Vejo que Abreu e Lima tem qualidade do serviço e comprometimento. Para mim é uma referência no Estado. Temos municípios que precisamos ralar para implantar um serviço como este. Aqui em Abreu e Lima é diferente”, contou Marcela Lucena. Acrescentado que estava muito feliz por ver na platéia pacientes com Jatan e Jarbas, que vieram do Hospital Alberto Maia, e foram acolhidos muito bem em Abreu e Lima”, fala Marcela Lucena, se referindo ao hospital psiquiátrico fechado no ano passado. Segunda ela, Abreu e Lima é referencia até para os médicos hospital Ulisses Pernambucano (Tamarineira).
Quando chega algum doente em crise, sendo morador de Abreu e Lima, é logo encaminhado a um dos Caps em funcionamento na cidade, porque sabem que aqui eles serão bem acolhidos, numa clara referencia ao serviço de qualidade do programa.  Abreu e Lima hoje possui além do Caps III (24 horas), o Caps Infantil, Caps AD (para pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogras). E ainda duas casas terapêuticas, sendo uma com seis pacientes e outra com 10.
No final do evento aconteceram apresentações dos pacientes que participam de oficinas de música e canto-coral. Exposição de artesanatos produzidos por eles. E alguns depoimentos como o da dona de casa, Iraci. “O Caps de Abreu e Lima foi uma luz em minha vida. Eles me tiram da escuridão”. O evento teve a participação de amigos e familiares, agentes importantes, segundo especialistas, para a inserção dos portadores de transtornos metal na sociedade.
Historico: Caps II aberto em 2006, logo transformado em Caps III (24 horas)
Caps Infantil aberto em 2008
Caps AD aberto em 2011
Residência Terapêutica aberta em 2010
Residência Terapêutica aberta em 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner